segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Sete fatores que causam cistite, a popular infecção urinária

ilustração: airon


Popularmente conhecida como cistite, a infecção urinária é bastante comum em mulheres, atingindo quase 10% delas. Apesar do alto índice, com algumas medidas simples, como beber bastante água, por exemplo, é possível evitar esse problema . A maioria das cistites se resolve espontaneamente, porém causam muito desconforto.
Veja abaixo quais as principais causas desta doença e fique atento às maneiras de se livrar dela.
Não segure o xixi: urinar é uma forma de limpeza da bexiga, então deixá-lo por muito tempo no corpo aumenta a chance de contaminação de bactérias. Por isso, não é necessário sentir uma enorme vontade para ir ao banheiro, o importante é manter uma rotina regular de micções. Como regra básica, não ficar mais de três horas sem ir ao banheiro. Lembre-se: pior do que ir ao banheiro público é não ir ou segurar o xixi!
Imunidade baixa aumenta as chances: qualquer doença que diminua os anticorpos do organismo aumenta a chance de proliferação da cistite. No caso de ter diabetes ou HIV, vale ficar com atenção redobrada.
Constipação piora a situação: além de ser um incômodo, a prisão de ventre pode acabar agravando a infecção, já que algumas bactérias intestinais podem acabar migrando para a vagina.
Higiene íntima: O canal vaginal possui uma flora bacteriana normal. Higiene em excesso pode alterar essa flora facilitando as cistites. Por isso, não faça uso de duchas vaginais e desodorantes íntimos. Utilize sabonete neutro e dê preferência às calcinhas de algodão que facilitam a “respiração” da parte íntima, evitando materiais sintéticos e roupas apertadas demais na região íntima.
Vida sexual: Em algumas mulheres, durante a relação sexual, as bactérias ganham acesso à bexiga mais facilmente, podendo aparecer um quadro de cistite. Esvaziar a bexiga logo após a relação pode diminuir a chance de uma infecção.
Atenção com a balança: ficar muito acima do peso costuma dificultar a higiene de algumas partes do corpo, como a vagina, o que pode ocasionar em uma maior chance de infecção. Pessoas acima do peso e sedentárias tem menor defesa às infecções.
MUITO Importante: a ingestão de líquidos é fundamental para se evitar as cistites! A urina deve estar sempre clara e o período entre cada micção NÃO ultrapassar 3 horas
Fonte: http://www.einstein.br/blog/Paginas/post.aspx?post=1234

Nenhum comentário: