quarta-feira, 20 de março de 2013

O PILATES E A TERCEIRA IDADE



De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) representam 8,6% da população, cerca de 20 milhões de pessoas; número esse que deve chegar aos 32 milhões em 2025.


Com o envelhecimento, muitas mudanças vão acontecendo no corpo e na vida de um indivíduo. Dentre os aspectos sociais; a saída do mercado de trabalho, dos vínculos de amizade e muitas vezes familiares. Dentre os aspectos físicos; aumento da massa de gordura versus diminuição da massa óssea, diminuição de força muscular e flexibilidade, diminuição de coordenação, reflexos e habilidades motoras. Características físicas essas que deixam o idoso mais propenso a doenças e quedas.

Muitos estudos já comprovaram a eficácia dos exercícios físicos para os idosos, exercícios esses que devem ser programados, aplicados e supervisionados por profissionais qualificados.

Dessa forma introduzo o conceito do Método Pilates: criado por Joseph Pilates, a “Contrologia” como foi denominada, foi desenvolvida em meados da I Guerra Mundial, onde Joseph uniu o melhor das técnicas Orientais e Ocidentais. Muito conhecida e difundida nos dias atuais, o Pilates é muito famoso por ser uma atividade física completa, e que se adapta para se direcionar a todas as idades, necessidades e características de um indivíduo.

A técnica une fortalecimento, alongamento, coordenação, respiração, equilíbrio e concentração; trabalha grandes grupos musculares e pequenos músculos responsáveis pela manutenção da postura. Um dos princípios fundamentais do Pilates é o fortalecimento da “Casa de força” denominada por Joseph é toda a musculatura responsável pela estabilização do tronco (músculos abdominais, lombares e musculatura do assoalho pélvico), pois de acordo com ele, um centro corporal estável permite o movimento de braços e pernas com precisão.

A técnica foi criada e aprimorada durante os anos, ela pode ser praticada somente no solo (com ou sem acessórios específicos), ou em aparelhos (criados pessoalmente por Joseph). São essas características da técnica que a torna a atividade física mais adequada para a população da Terceira Idade, pois os exercícios podem ser moldados e adaptados para a condição de cada indivíduo.

Dentre os inúmeros benefícios do método podemos citar: aumento da força muscular, aumento da flexibilidade, melhora da coordenação e consciência corporal, aumento da concentração, melhora do sistema cardiovascular, respiratório e linfático, melhora da postura e aumento da densidade óssea.

E conseqüentemente a melhora da auto-estima, autonomia, melhora nas realizações das atividades de vida diária, alívio de dores e estresse, diminuição de incidência de quedas e lesões, melhora na incontinência urinária, além da socialização com outras pessoas da mesma idade.

“SE AOS 30 ANOS VOCÊ ESTÁ SEM FLEXIBILIDADE E FORA DE FORMA, VOCÊ É UM VELHO. SE AOS 60 ANOS VOCÊ É FLEXÍVEL E FORTE, VOCÊ É UM JOVEM.” (JOSEPH PILATES)

Autora: Dra. Talita Miwa Ito Baldo
Fisioterapeuta e Professora de Pilates
CREFITO3- 94744 F

Nenhum comentário: