quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cervicobraquialgia


A cervicobraquialgia é uma inflamação da coluna cervical (pescoço) com dores irradiadas para os membros superiores (braços, antebraços e mãos). As ramificações nervosas que saem do meio da nossa coluna (das vértebras) são responsáveis por inervar uma determinada área do nosso corpo chamado assim de dermátomos.



CAUSAS

As causas desta enfermidade podem ser classificadas como: Mecânica ou Traumáticas.

Mecânica - Normalmente ocorre nos ambientes de trabalho onde as pessoas suportam longos períodos de flexão, extensão ou lateralizarão da cabeça como nos casos dos escriturários, mecânicos, costureiras, eletricistas e etc.. Essas profissões causam fadiga muscular, espasmo prolongado e até atrofia muscular.

Traumática – Causadas por contusões, entorses, acidentes automobilísticos, fraturas ou luxações (deslocamento das vértebras), tumores etc....

SINTOMAS

Dor;
Fadiga Muscular;
Dor no pescoço e irradiada para os braços;
Flacidez;
Perda dos reflexos;
Falta de coordenação;
Perda de força no punho;
Dificuldade de segurar objetos, de escrever e de realizar tarefas gerais com as mãos.

TRATAMENTO

O tratamento depende da causa do problema, mas costuma ser de fácil resolução. Anti-inflamatório e analgésico poderão ser prescritos pelo médico. Além disso, é imprescindível o tratamento fisioterapêutico.

A Fisioterapia utiliza-se de equipamentos de eletroterapia que terão função analgésica e anti-inflamatória, além de relaxamento muscular, exercícios de alongamento serão fundamentais, junto com as demais técnicas que o profissional fisioterapeuta poderá usar.
Outras técnicas como acupuntura, hidroterapia e mobilização neural, também tem se mostrado eficaz.

Fonte: www.mrfisioterapia.com.br

Nenhum comentário: