terça-feira, 9 de abril de 2013

Pilates Sobre Rodas

Através do Pilates é possível trabalhar os grupos musculares de forma não ofensiva e inteligente, trazendo benefícios como maior controle corporal, alongamento, correção postural, aumento da flexibilidade, além de tonificar e proporcionar maior resistência muscular.
Pessoas com lesão medular têm a necessidade de atividades físicas baseadas em seis princípios fundamentais: concentração, movimento fluido, respiração, coordenação motora, controle e power house.
Segundo o fisioterapeuta Michel Salgado, em entrevista para o site Mundo Fitness – Tudo sobre fitness, “com o aumento da expectativa de vida dessas pessoas e o ganho social para sua maior acessibilidade de mobilidade, o processo de reabilitação desviou-se da preocupação de sobrevivência e tem foco na melhoria da qualidade de vida e no aumento da independência”.

E dentre as várias conquistas do cadeirante, através da prática do Pilates, Michel Salgado destaca o alongamento e maior controle corporal; a correção postural; mais flexibilidade; melhora no tônus e força muscular; alívio de tensões, estresse e dores crônicas; desenvolvimento da consciência corporal; melhora da mobilidade das articulações; estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue; fortalecimento dos órgãos internos; melhora da capacidade respiratória e aumento da sensação geral de bem estar. “Deve-se trabalhar bem a questão do aumento da força em membros superiores uma vez que esta musculatura sofre sobrecarga. É importante gerar uma harmonia dos movimentos, estimulando maior coordenação motora na execução das atividades diárias”, completa o fisioterapeuta Sérgio Machado.
Conforme especialistas, alguns exercícios de Pilates podem ser feitos na própria cadeira de rodas. Para as aulas, é importante que o paciente tenha o mínimo de controle do tronco.
A fisioterapeuta Tatiana Kasahara afirma que a modalidade ajuda os cadeirantes, que passam a maior parte do tempo na mesma posição, a melhorar a capacidade respiratória, uma vez que incentiva a utilizar a mobilidade de todo o tórax. Esse trabalho dificulta o surgimento de possíveis doenças como pneumonias.  “Da mesma forma, o Pilates para portadores de lesão medular auxilia no trabalho dos órgãos internos e musculaturas profundas, oferecendo melhora no funcionamento intestinal”, explica Tatiana, também para o site Mundo Fitness – Tudo sobre fitness.


Fonte da Foto: sandrowaldezumcadeirante.blogspot.com
Fonte artigo: Revista Pilates - online














Nenhum comentário: