terça-feira, 30 de abril de 2013

Postura errada pode atrapalhar o aprendizado e a memória



Postura errada pode atrapalhar o aprendizado e a memória

Teoria divide opiniões. Um estudo apontou que a postura corporal facilita o acesso e retenção de memórias autobiográficas em jovens e adultos.

Sentar corretamente pode não só colaborar para o bem da coluna e evitar lesões, mas também influenciar no aprendizado e na retenção de memórias. Essa é a conclusão da Universidade Estadual da Flórida após algumas pesquisas, segundo matéria da Brainscape.

A retenção de memórias autobiográficas em jovens e adultos melhorou muito depois que adotaram uma postura adequada, revelam os pesquisadores. O registro da lembrança está relacionado ao “estado” de aprendizagem, um conceito que inclui não só a postura, mas também emoções e ambiente circundante. Se a postura não está correta, a “leitura no cérebro” também não será absorvida como deve.

Na contramão, há outros estudos que apontam o oposto, estar em uma posição desconfortável pode estimular o lado esquerdo do cérebro, que também é a parte que fica mais ativa quando estamos aprendendo algo novo. Assim, adotar uma postura relaxada na hora de estudar ou ler alguma coisa não é a melhor das opções.

A realidade provavelmente está em algum lugar entre essas duas ideias, pois nossa capacidade de memorizar deve de alguma forma ser conectada com o corpo e mente no momento da aprendizagem.

Na dúvida, arrume a postura, pois das duas formas faz bem à saúde.

Fonte: Fisioterapia.com

Nenhum comentário: