sexta-feira, 10 de maio de 2013

Conheça algumas doenças das artérias

As doenças das artérias podem provocar estenoses significativas que comprometem o fluxo habitual de sangue circulante na área vascularizada, causando uma deficiente irrigação dos tecidos respectivos. As doenças arteriais podem ainda dar origem quer a uma oclusão, susceptível de causar a morte ou necrose desses tecidos, quer a um aneurisma, que pode levar à ruptura da artéria.


TIPOS
ATEROSCLEROSE. Afecta a maioria dos adultos em diferentes graus de extensão, sob a forma de depósitos de gordura nas paredes das artérias, representando a doença arterial mais frequente. Pode afectar as artérias de todo o corpo humano, incluindo o cérebro, o coração os membros inferiores. A aterosclerose constitui o tipo principal de arteriosclerose.
HIPERTENSÃO ARTERIAL. A tensão alta é frequentemente outro dos factores responsáveis pelo espessamento e estenose das artérias. Predispõe à doença coronária e aumenta o risco de acidentes vasculares cerebrais, bem como de insuficiência renal.
ARTERITES. Grupo de doenças em que a inflamação das paredes arteriais conduz a estenoses das mesmas, e por vezes também a oclusões.
TROMBOSE. Um trombo (coágulo de sangue) pode formar-se no interior de uma artéria, provocando a oclusão total ou parcial do fluxo de sangue. As tromboses costumam ocorrer em zonas já afectadas pela aterosclerose ou por um aneurisma.
EMBOLISMO. Oclusão de uma artéria por um embolo (constituído geralmente por fragmentos de trombo que se separaram de um vaso de maiores dimensões ou de uma cavidade do coração, embora possa ser igualmente formado por partículas de gordura provenientes de uma fractura óssea ou de bolhas de ar devidas à doença da descompressão dos mergulhadores).
ANEURISMA. Zona mais frágil e saliente para o exterior da parede de uma artéria. O aneurisma pode ser causado por aterosclerose ou ser devido a uma deficiência congénita. Na aorta, o aneurisma pode ser causado por uma aortite (inflamação da parede da aorta), que pode fazer parte de uma arterite generalizada ou resultar de uma sífilis não tratada.
DOENÇA DE RAYNAUD. Doença caracterizada por espasmos intermitentes das pequenas artérias das mãos e dos pés, habitualmente devido ao frio. Este obstáculo ao fluxo do sangue provoca alterações na cor da pele, torpor e sensação de picadas e formigueiros. Por vezes, pode dar origem a lesões da pele com a formação de uma úlcera isquémica.
TRATAMENTO O tratamento da embolia e da trombose das artérias inclui a utilização dos chamados medicamentos trombolíticos, que dissolvem os coágulos, e a posterior administração de anticoagulantes ou o recurso a uma intervenção cirúrgica para remover o agente da oclusão (bolectomia).

Os diversos tipos de arterites (à excepção dos que se devem à sífilis) costumam responder bem a um tratamento medicamentoso com corticosteróides. Os aneurismas e outras lesões das artérias podem por vezes ser tratados mediante cirurgia especializada (cirurgia vascular).


Nenhum comentário: