terça-feira, 7 de maio de 2013

Os benefícios do RPG para alívio de dores lombares e correção de alterações da coluna vertebral

As dores lombares ou lombalgias são muito comuns, 65 a 80% da população mundial, desenvolveu ou irá desenvolver algum episódio de dor durante alguma etapa da sua vida.



Seja pelo corre-corre do dia a dia, uma jornada de trabalho excessiva, muitos não se preocupam com atividade física e cuidados com a saúde. Durante a gestação também é comum o aparecimento de dores lombares, devido ao aumento de peso e a mudança do centro de gravidade do corpo da gestante. Mas também podem aparecer durante a adolescência devido aos maus hábitos posturais e as atividades cada vez mais sedentárias dos jovens.

Nosso corpo está sempre “lutando” para manter as hegemonias, nossas funções vitais, como respirar, locomover-se, o ato de comer, reproduzir, etc. E de forma inteligente procura manter o equilíbrio entre as tensões musculares para que não haja compensações posturais e gasto energético desnecessário. Mas isso nem sempre é possível, e aí é comum o aparecimento de dores e alterações posturais.

No entanto para alívio de tais dores e correções destas alterações posturais podemos utilizar vários recursos. Um deles é a Reeducação Postural Global (RPG), técnica fisioterápica, criada pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard e publicada em sua obra “O Campo Fechado” em 1981. Desde então a técnica tem sido ensinada por Souchard e sua equipe em mais de 15 países, e utilizada por muitos fisioterapeutas pelo mundo todo.

O RPG consiste no alongamento global dos músculos antigravitacionais, através de posturas ativas e simultâneas, isométricas em posições excêntricas (a favor da ação da gravidade) dos músculos da estática (que são mais profundos e fibras de contração lenta), aplicadas em de coaptação (tração) articular progressiva. Esses músculos são organizados em cadeias musculares alongadas simultaneamente durante 15 a 20 minutos, não aceitando compensações corporais. O método apresenta as seguintes cadeias musculares: cadeia mestra anterior e posterior, cadeia anterior do braço, cadeia Antero interna do ombro, cadeia superior do ombro, cadeia lateral da perna e cadeia respiratória. Através de uma avaliação prévia, verificamos quais são as cadeias musculares envolvidas com a queixa do paciente e com suas alterações posturais.

O RPG parte do pressuposto que um músculo encurtado cria compensações em músculos próximos e distantes, gerando alterações posturais. Segundo Bricot, uma boa postura é definida como uma situação em que cada segmento corporal tem seu centro de gravidade orientado verticalmente sobre os segmentos adjacentes, de modo que suas posições sejam interdependentes, gerando menor gasto de energia. Na situação de alinhamento corporal adequado, as estruturas musculoesqueléticas estão equilibradas, portanto menos propensas a lesões ou deformidades.

Dificilmente encontraremos uma pessoa perfeitamente alinhada e sem alterações posturais. Mas o importante é que essas alterações não provoquem dores ou perda de funcionalidade. Manter o corpo em movimento é extremamente importante para que possamos envelhecer com saúde. 


Fonte:http://www.gramadosite.com.br/estilo/saudeebeleza/vincere/id:31817

Nenhum comentário: