quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pilates para todas as idades


Princípios básicos de Pilates

Pilates é um exercício, ele é um treino físico baseado no estado mais natural do corpo em movimento. Pilates é uma forma de arte, similar as artes marciais ou dança, então deve ser trabalhado para a perfeição todos os dias. Pilates é uma ciência física, é uma técnica tão precisa e tão concentrada que os resultados permanecem com você para sempre. Pilates é todas essas coisas e ainda nenhuma dessa definições conseguem realmente explicar totalmente ela.


São noves os princípios pelos quais o método de Pilates é organizado e executado. O primeiro é a concentração, uma conciência sinestésica que permite a concentração da mente naquilo que o corpo está fazendo. Você precisa criar um espaço para atingir esse nível de concentração, usando a mente para reeducar os músculos, e estar de corpo totalmente presente em todos os movimentos do exercício. A concentração traz controle e coordenação neuromuscular, que garantem movimentos seguros. Às vezes, nosso corpo não tem o desempenho que gostaríamos, porém, a coordenação e o controle são habilidades que podem ser adquiridas através da prática. 
O controle é adquirido pela centragem. Joseph Pilates refere-se a isso como um exercício de força interior ou "cinturão de força". Todos os movimentos originam-se de fora para dentro. Estabilizar desde os mais profundos e pequenos músculos interiores, e dos mais superficiais aos mais profundos músculos abdominais, já é um seguro altamente eficaz e começo para se exercitar.
Na prática de exercício é usada a respiração diafragmática e o movimento se inicia com a respiração. Respirar corretamente durante a realização do exercício expande o corpo e ajuda a reorganizar o alinhamento postural do sistema esquelético. Se um osso ou músculo do corpo estiver fora do alinhamento, toda a estrutura é afetada, quer estejamos sentados na bola, de pé ou deitados no colchonete. O alinhamento mal feito prejudica a respiração, a postura e o movimento, pois um grupo muscular pode comprometer a qualidade desse movimento. Os princípios de Leveza e Precisão abrem as portas para um movimento holístico, bonito de se ver e fazer. Finalmente, quando tivermos dominado os exercícios, um movimento naturalmente levará ao outro e teremos um movimento lento e gracioso que é, ao mesmo tempo, eficaz e preciso.
Somente quando estiver pronto o movimento, sua intensidade adicionada à resistência permitirá que a força seja desenvolvida.
Desafiamos a resistência dos músculos estabilizados sem usar uma técnica ou forma sacrificadora. Tão importante quanto isso é tonificar os músculos, essencial para poder relaxá-los. O relaxamento é a chave para a saúde e a cura da mente e do corpo. 

Pilates para crianças

Crianças a partir de 12 anos de idade devem praticar pilates, respeitando seu desenvolvimento motor.

Devido ao uso de computador, televisão, video game, as crianças estão desenvolvendo posturas inadequadas e diminuindo suas aptidões físicas, levando a sobrepeso e consequentemente obesidade, gerando lesões posturais precocemente.
O Pilates é importante para desenvolver a concentração,conciência corporal através de uma atividade lúdica, que vai tornar o exercício uma passatempo divertido e não uma obrigação imposta pelos pais. 



Benefícios do Pilates para a criança:


.Melhora da postura
.Equilíbrio
.Desenvolvimento psicomotor
.Alongamento 
.Concentração durante a atividade e no seu dia a dia na escola.
.Fortalecimento muscular


Pilates para adolescentes

Por estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso, o que ocasiona desajustes posturais e encurtamento muscular, muitas vezes acompanhados de dor. Nesta fase, as mudanças são as principais preocupações, por isso é comum os distúrbios posturais aparecerem por conta dos hábitos inadequados e vergonha do próprio corpo. Sem contar, que a maior parte dos jovens permanecem muitas horas na internet. Assim apresentando os mesmos problemas das crianças, ligadas a atividades que permanecem mais tempo sentadas.

O Pilates entra para melhorar a postura, estabilizando as curvas da coluna que devido ao uso de mochilas pesadas e inadequadas podem gerar uma escoliose ou hipercifose. Ajuda no fortalecimento da musculatura levando a um menor desequilíbrios das cadeias musculares e a diminuição da dor. 


Pilates na fase adulta






O laboral dos empregos modernos é muito limitado, assim levando as pessoas a terem uma gama de movimentos deficitários, ocasionando dores intensas e desequlíbrios musculares, afastando os indivíduos da atividade física, levando cada vez mais ao sedentarismo, o pilates proporciona essa vivência de movimentos fora do dia a dia do trabalho, assim reestabelecendo os movimentos naturais do corpo humano, nos dando mais força, agilidade, coordenação e alongamento. Isso nos lembra que a flexibilidade possui relação direta com a idade, uma vez que o aumento desta normalmente vem acompanhado de um decréscimo dos valores da primeira. No entanto, isso parece estar muito mais ligado ao sedentarismo do que ao processo de envelhecimento. Destacamos que uma flexibilidade desenvolvida tem a capacidade de promover a independência locomotora, um dos aspectos mais significativos no que diz respeito aos fatores negativos do processo de envelhecimento, levando a crer que um individuo que trabalha muitos anos se mantendo sedentário envelhece mais rápido que outros que se mantem fazendo atividades físicas durante a vida profissional.


Benefícios:


.Aumento da disposição
.Força muscular
.Equlíbrio
.Coordenação motora
.Concentração
.Alívio de stress
.Promoção de bem-estar e qualidade de vida.




Pilates para a melhor idade






Durante o processo de envelhecimento é comum a diminuição das funções devido ao aumento da rigidez articular e enfraquecimento muscular por isso, nos exercícios de Pilates e os alongamentos são estimulados sempre, levando a uma maior flexibilidade do corpo. O tecido fica mais rígido, menos elástico e mais propenso a lesões. Com um estilo de vida pouco ativo, o envelhecimento, a imobilização e as doenças neuromusculares são problemas frequentes e muito comuns dentro da melhor idade.
É importante para o idoso manter índices de flexibilidade, porque com isso consegue-se interromper a redução natural e manter a mobilidade que já possui, assim preservando suas funções e sua independência. Os efeitos dos exercícios de alongamento são positivos independentes do aumento da flexibilidade. Importante também é focar a coordenação motora, tanto de movimentos de grande amplitude e movimentos finos, equilibrio e movimentos funcionais que seriam os que simulam o andar, subir, descer, abaixar, levantar, puxar e empurrar, podendo posteriormente devolver a autonomia pessoal ao idoso.

Fonte: silsouza.blogspot.com.br


Nenhum comentário: