quinta-feira, 2 de maio de 2013

Qual a importância de manter a flexibilidade do corpo?

A terapeuta corporal Monik Ornellas faz uma comparação entre a flexibilidade do corpo e da personalidade e traz dicas para se manter saudável.

Os clientes que me chegam com reclamações de dores nas costas ou em qualquer outro lugar, me falam sem palavras, sobre processos de energia estagnada pelo corpo.

De forma contrária a medicina moderna, na Medicina Chinesa, tal como em outras formas de enxergar o bem estar de maneira alternativa, tudo está relacionado ao fluxo energético dentro da vida. Enxergamos o corpo físico como o espelho dessa vida que flui ou está estagnada nos outros corpos que também nos pertencem: energético, emocional e mental.

Dessa forma, um corpo que começa a ficar robótico, com músculos duros e articulações rígidas, sempre nos conta a história de pessoas sem elasticidade na vida. Presas a conceitos, ao passado e com pouca mobilidade de ideias e percepções. O bem-estar de nossas “juntas” se reflete no quanto somos móveis, dinâmicos e flexíveis para cair e levantar, saltar e aguentar o impacto e nos movermos deliberadamente na vida, tal como a água é, frente a um obstáculo.

Assim, quadril, músculos e articulações saudáveis sempre nos falam da malemolência e jogo de cintura necessários para bem viver a vida.

Na prática Chinesa, é um acumulo de energia nas articulações e músculos que os impedem de funcionar, e tal como um sistema de engrenagens, muita energia acumulada em determinados lugares, irá culminar em falta de energia em outros. E o sistema entra em pane.

Sendo assim, movimente suas energias, seguem as dicas:

Alongue-se!
Não importa a idade que você tenha, se alongue! Sim, dói um pouco no começo, mas e as dores que você já sente por não alongar? Essa dor inicial no ato de se “espichar”, tende a diminuir gradativamente quanto mais se pratica. Procure fazer um processo gradativo de alongamento, buscando se esticar cada vez mais.
Mesmo que nunca tenha feito nada na vida, nosso corpo tem uma inteligência intrínseca e, dentro dos seus padrões pessoais ele irá desenvolver a flexibilidade necessária para se manter vital.

Vá para água
Primeiro, vá ao médico. Se tudo estiver ok e ele recomendar, aproveite a ausência de gravidade dentro da água para trabalhar as articulações e músculos. É uma ótima forma de se exercitar, se divertir e adquirir resistência muscular. O elemento água nos ensina muito sobre flexibilidade.

Yoga!
Yoga é bom para tudo! É um trabalho que proporciona muita consciência corporal, porque mistura alongamento, respiração, concentração e meditação. Perfeito para pessoas com os processos de rigidez corporal.

Moxa
Processos de artrose tem ótimos resultados quando tratados por moxabustão, principalmente se associados à acupuntura. Experimente!

Tudo é reciclável nesse planeta, inclusive nosso corpo.

Monik Ornellas é Terapeuta Corporal e Aromaterapeuta da Aromas & Sinergias.
Facilitadora dos Cursos de Reflexologia e Consciência na Realidade.
Acesse: http://consciencianarealidade.com.br

Fonte: Monik Ornellas

Nenhum comentário: