sexta-feira, 24 de maio de 2013

Síndrome do impacto



A tendinite do supra espinhoso conhecida também como síndrome do impacto, consiste em um processo inflamatório do tendão do supra espinhoso, que é um dos quatro músculos que compõem o chamado manguito rotador. O músculo supra espinhoso tem como principal função a realização da elevação e abertura do braço. Devido a sua alta prevalência na população, a tendinite do supra espinhoso é uma das principais patologias relacionadas a LER/DORT.


A síndrome do impacto é considerada a causa mais comum de dor crônica no ombro, sendo uma das causas mais frequentes de consulta ao ortopedista.

Pode acometer desde os jovens até os idosos. O acometimento dos jovens ocorre principalmente durante a prática esportiva – natação, vôlei, arremessos. Nos pacientes entre 25 e 50 anos, existe dor recorrente com a atividade, principalmente com o uso do braço acima da cabeça (professores que escrevem na lousa, cabeleireiros, desenhistas e esportistas - tenistas, golfistas, etc). Acima de 50 anos, a síndrome do impacto, pode estar associada à ruptura dos tendões, sendo um quadro mais grave.

SINTOMAS

Os sintomas variam de acordo com o estágio da lesão. A dor pode ser constante ou intermitente. O movimento do braço geralmente está completo, porém, a elevação do braço frequentemente provoca dor em algum ângulo. Quando há ruptura completa do tendão, o paciente é incapaz de elevar o braço.

TRATAMENTO

Neste caso é de suma importância o repouso, siga todas as recomendações médicas, normalmente será recomendo um tratamento conservador, fisioterapia, porém, quando o tratamento não for eficaz, após várias sessões, pode-se iniciar tratamento cirúrgico baseado na patologia básica (proeminência acromial, alterações acromioclaviculares, ruptura tendinosa ou combinação de várias). As possibilidades cirúrgicas incluem, entre outras:
Acromioplastia.
Retirada de osteófitos acromioclaviculares.
Sutura do manguito
Desbridamento da lesão e bursectomia


FISIOTERAPIA 
O tratamento fisioterápico para a síndrome do impacto vai variar de acordo com a causa primária do problema. Mas geralmente os sinais clínicos são parecidos na maioria dos casos, o objetivo da fisioterapia será:
- Diminuição a dor e o quadro inflamatório através da eletroterapia; 
- Restabelecer força aos músculos afetados;
- Reintegrar paciente à AVD's. (Atividades de Vida Diária);

Fonte: MRfisioterapia

Nenhum comentário: