Uma alimentação equilibrada e saudável é aquela recheada de frutas e legumes. Esses alimentos contêm muitos compostos que trazem benefícios à saúde, desde vitaminas, sais minerais, carboidratos, proteínas, lipídios até compostos que previnem doenças. Assim, é fundamental incluir esses alimentos nos nossos cardápios.
Antes de ingerir qualquer fruta ou legume, entretanto, é necessário lavá-los muito bem. Isso porque esses alimentos podem conter microrganismos, que causam doenças. Assim, podemos pensar que as frutas e legumes nos fazem bem, mas carregam vetores de doenças. Por conta desse risco, seria melhor não ingeri-los?
Esse questionamento não deve ser levantado. A própria água, se não for bem tratada, pode conter microrganismos prejudiciais à nossa saúde.
Para prevenir desses problemas, é bom lavar as frutas e legumes numa solução de vinagre e água - o ácido acético presente no vinagre controla os microrganismos. Se a fruta ou legume for cozido, esse procedimento não é necessário, pois alta temperatura já faz esse papel e elimina os microrganismos.
O problema é que a simples lavagem desses alimentos e até mesmo seu cozimento não elimina os restos de agrotóxicos presentes. Dessa forma, recomenda-se retirar as cascas das frutas para eliminar uma parte dos agrotóxicos. Outra medida é colocar o alimento por meia hora numa solução de água e bicarbonato de sódio (uma colher de bicarbonato de sódio para um litro de água). Essa solução aquosa ajuda a eliminar uma parte dos agrotóxicos.
Tal procedimento é importante, pois os agrotóxicos podem prejudicar o organismo, já que são potencialmente tóxicos (como o próprio nome já diz). Mas, eles são usados há muito tempo na agricultura e isso continuará, já que a necessidade de produção de alimentos é cada vez maior e o uso desses compostos elimina as pragas que devastam a agricultura.
Os brasileiros sabem muito bem disso, porque são os maiores consumidores de agrotóxicos do planeta, e é assim que produzimos o que está em nossa mesa e o que é usado pela indústria para produzir combustíveis, madeiras, algodão e outros produtos importantes para nossa economia.
Os agrotóxicos causam muitos prejuízos à sociedade, pois mudam a cadeia alimentar, além de afetar o ambiente como um todo, podendo poluir a água, o ar e o solo. Eles também são responsáveis por causar intoxicação em trabalhadores.
Assim, é recomendado consumir alimentos orgânicos. Embora esses possam ter mais microrganismos (daí a lavagem correta dos alimentos com vinagre é fundamental), eles não contêm agrotóxicos. Outra dica: se possível, faça sua horta em casa. É simples, rápido e muito gostoso!
Fonte: clickeaprenda.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário