terça-feira, 25 de junho de 2013

COMO DORMIR MELHOR NA GRAVIDEZ?

Divisor de águas na vida de uma mulher, a gestação exige cuidados indispensáveis para o desenvolvimento e saúde não apenas do bebê, mas da mãe. Por esse motivo, a partir do momento no qual a gravidez é descoberta, o acompanhamento por meio do pré-natal deve ser iniciado, uma vez que pode evitar fatalidades. A partir de então, torna-se necessário que a gestante fique atenta e divida com o médico toda a rotina da gravidez. Quaisquer anormalidades, como cólicas ou sangramentos, devem ser pontuadas ao especialista.

Outra questão que exige atenção é a alimentação. Indica-se que a gestante reduza o consumo de bebida que contenham cafeína, uma vez que a substância aumento o risco de baixa de peso do bebê, que evitem o uso de bebidas alcoólicas, assim como a ingestão de carne crua ou mal cozida, bem como os cigarros.

No dia-a-dia, cuidados com a postura também podem trazer benefícios e diminuir os efeitos que o crescimento da barriga pode acarretar. É importante, por exemplo, prestar atenção em como apanhar um objeto no chão. Lembrar sempre de fazê-lo flexionando os joelhos. Nunca curvar a coluna para baixo. Ao realizar os afazeres domésticos, mantenha o abdômen sempre contraído e cuide para que seus ombro sejam mantidos para trás de forma relaxada. Assim, as costas não ficarão curvadas. Ao sentar-se, optar por manter os pés apoiados no chão, mantendo a coluna reta. Se necessário, colocar um travesseiro na região lombar.

A hora de dormir tam bém exige alguns cuidados por parte da gestante. A melhor opção para o repouso em qualquer idade gestacional, segundos os fisioterapeutas, é deitando-se para o lado esquerdo, utilizando um travesseiro para apoio cervical (altura do ombro à cabeça) e outro entre as pernas. "Com o passar da gestação e o crescimento uterino, também pode ser utilizado um travesseiro para apoiar o abdômen lateralmente".

Ao adotar a posição lateral esquerda, a circulação sanguínea da gestante se mantem normal, evitando o mal estar bastante comum no fim da gravidez. Porém, se repousar de barriga para cima ainda for agradável, deve-se elevar as pernas com a ajuda de travesseiros para melhorar a circulação e apoiar melhor a lombar no colchão. Até o quinto mês é possível que a mulher durma de bruços, a mãe não amassará o bebê, porque ele está extremamente protegido dentro do útero e não se machucará.

Com o avanço da gestação, o desconforto ocasionado pelo crescimento do bebê e, consequentemente, da barriga, as grávidas podem sentir fortes dores nas pernas e nas costas. Para amenizá-las deve ser usados travesseiros. A dica é posicioná-los em meios às pernas ao deitar de lado, o que deixa a coluna mais reta. Também vale colocar um sob a barriga, outro para abraçar, enfim, usar quantos for necessários para uma posição alinhada e confortável. Teste diversos tamanhos e formatos, identificando o que melhor se encaixa no seu corpo.

Fonte: fisioterapia.com

Nenhum comentário: