sexta-feira, 21 de junho de 2013

Uso abusivo de smartphones e computadores causam lesões graves nos membros superiores

A falta de descanso somada a posições impróprias tem consequências silenciosas no organismo e, em alguns casos, podem exigir intervenção cirúrgica

Passar muito tempo usando smartphones ou na frente do computador pode causar prejuízos para o organismo e provocar lesões nas mãos, punhos, braços e ombros.
Smartphones e Tablets

Com o avanço da tecnologia, muitas das atividades que antes eram realizadas via computador passaram a ser feitas com smartphones ou tablets. Esta prática tem provocado maior incidência de dores nos dedos, sobretudo no polegar, o mais usado na digitação nesses aparelhos. “O polegar tem a anatomia mais estável para trabalhar em oponência aos outros dedos. Com o uso de celulares muito finos, a tendência é o polegar pressionar a lateral do dedo indicador ou do terceiro dedo, estando o dispositivo entre estes. Essa posição acaba forçando a articulação da base do polegar, que pode levar à rizartrose (desgaste da cartilagem articular na base do polegar)”, afirma o ortopedista Dr. Paulo Henrique Dzialoschinsky.

Os nervos, tendões, bursas e articulações também podem ser acometidos pela compressão por tempo indeterminado destas estruturas. “Devemos nos lembrar que cada tecido está repleto de células que se nutrem por pequenos vasos teciduais de baixa pressão, os capilares. Quando estamos mal posicionados por um longo período, facilmente podemos interromper este suprimento e, de maneira assintomática, isto é sem dor ou sintomas, algumas células podem morrer. Os sintomas só aparecem quando oferecemos tarefa a este tecido enfraquecido, daí a dificuldade dos pacientes aceitarem que a má postura foi quem gerou o processo e o movimento ou o esforço apenas tornou isso manifesto”, explica o especialista.

O uso de tablets tem provocado alguns danos na região cérvico-escapular dos pacientes, onde começa o membro superior, pois estes adotam uma nova postura ao fazer uso desses aparelhos, tensionando a região dos ombros. “Quando o braço está solto, apontando para o centro da terra, a escápula fica encaixada. Quando levantamos o braço, para fazer uso de tablets, a escápula não fica acomodada e força a musculatura para segurá-la no lugar. Essa contração prolongada, sem voltar ao repouso, é o que causa lesões nessa região”, diz o ortopedista.

Segundo Dzialoschinsky, para prevenir lesões no polegar, os usuários de smartphones devem evitar a digitação por longos períodos e, quando forem escrever, posicionar o polegar de forma que fique contra os outros dedos e não ao lado. A mesma coisa para os usuários de tablets, para evitar lesões na região cérvico-escapular, posicionar o aparelho de maneira que não force a musculatura estabilizadora da escápula.
Computadores

O uso excessivo do computador somado a posições impróprias do corpo provoca dor e desconforto em todo o membro superior e o paciente ainda pode desenvolver tendinite, tenossinovite, síndrome do túnel do carpo, síndrome de De Quervain e mialgia. “Não há nada de errado com o computador. Ele é uma ferramenta bem projetada, pensada para o uso humano. Quando utilizado com boa ergonomia, até mesmo a repetição de movimentos não causará danos. O problema está no uso prolongado junto com a má postura”, relata o ortopedista.

Tendinite: Inflamação do tendão.

Tenossinovite: Inflamação das bainhas que revestem os tendões e causam dor e diminuição da força muscular, principalmente nos punhos dos pacientes.

Síndrome do Túnel do Carpo: Transtorno do nervo mediano nos punhos que acomete principalmente os dedos e pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou danos musculares.

Síndrome de De Quervain: É uma forma de tendinite que afeta os tendões abdutor longo e extensor curto do polegar, que causa dor e inchaço sobre o punho.

Mialgia: Dor muscular que surge devido a tensões nos músculos e acomete principalmente a coluna cervical e a cintura escapular causando dor, fadiga e fraqueza muscular.

Todas as patologias citadas não estão relacionadas ao movimento repetitivo e sim à posição. “Ficar por muito tempo na mesma posição acaba comprimindo o tendão ou forçando a musculatura e as consequências, geralmente, não são imediatas. A primeira manifestação pode ser a sensação de anestesia do membro mal posicionado e isso aumenta o risco de o usuário utilizar ainda mais o computador por horas seguidas e sem a consciência do mal uso do corpo. Preste principal atenção ao membro que está parado, pois este poderá estar contraído ou mal posicionado”, conta Dzialoschinsky.

A melhor forma de prevenção dessas doenças é fazer uma pausa para relaxamento a cada hora e alongar a musculatura de todo o corpo.

Tratamento

O tratamento para os usuários de smartphones e tablets é o mesmo dos pacientes que abusam do uso do computador. Segundo o ortopedista, o primeiro passo é descobrir o que há de errado e começar a se posicionar de maneira adequada diante desses aparelhos. O condicionamento físico é essencial para os problemas musculares, no caso as mialgias, e o uso de analgésicos, relaxantes musculares e antiinflamatórios também ajudam a romper a dor aguda, mas não devem ser ingeridos com frequência. O gelo é mais indicado para as dores inflamatórias de tendão, articulação e ligamentos.

“Adesivos aderidos à pele como emplastros ou fitas porosas ajudam o paciente a reconhecer o mau posicionamento durante o dia, principalmente para cintura escapular e cotovelo. Órteses podem auxiliar a estabilização articular do punho e do polegar e, em alguns casos, dos dedos”, conclui o especialista em mão.

Em casos extremos, a intervenção cirúrgica acaba sendo necessária para soltar os tendões ou nervos dos locais onde ficam mais apertados ou até mesmo para a substituição da articulação com problema.

Fonte: www.einstein.br

Nenhum comentário: