quinta-feira, 11 de julho de 2013

ALONGAMENTO: ATIVIDADE QUE REDUZ TENSÕES, ATIVA A CIRCULAÇÃO E RELAXA

Com ou sem exercícios, antes e depois deles, alongar os músculos do corpo é um hábito saudável: aumenta a flexibilidade e deve fazer parte da rotina de todas as pessoas. Instintivamente, já nos alongamos, ao acordar e esticar os braços para o alto, espreguiçando através de um bocejo, movimentando o corpo quando ficamos muito tempo na mesma posição.

Os alongamentos são derivados de comportamentos humanos. Eles relaxam o corpo e por consequência, a mente. Além disso, o ato de alongar-se promove diversos benefícios como redução das tensões musculares, ativação da circulação, prevenção de lesões, aumento da maleabilidade e relaxamento. Por outro lado, é essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos. Por isso, deve ser feito antes e depois de qualquer atividade física, da caminhada à natação.

“É importante que alongamentos sejam feitos individualmente ou incorporados aos programas de exercícios, geralmente antes ou após iniciá-los, pois através deles trabalhamos a flexibilidade, uma importante valência física, considerada fundamental para melhora e manutenção da aptidão do corpo relacionada à saúde. Um bom nível de flexibilidade ajuda na correção de maus hábitos posturais, no desempenho dos movimentos em exercícios físicos ou na realização de movimentos naturais do cotidiano. O alongamento prepara os músculos e as articulações para a atividade física, promove alívio das dores musculares provocadas pelo estresse ou pelo treinamento, gera relaxamento muscular e também está associado ao aumento do humor e bem estar”, explica Allan Siston, da equipe de Educação Física Cia. Athletica (RJ).

Benefícios e cuidados com a prática

Crianças, jovens, adultos ou idosos, todos podem se beneficiar da prática deste tipo de exercício. Vale ressaltar que o alongamento não deve ser forçado, pois pode vir a causar lesões nos músculos e tendões. Com a prática constante, a flexibilidade aumenta e também o limite a ser alcançado.

“Em geral, todas as pessoas podem ser submetidas a exercícios de alongamento simples. O mais importante é que sejam realizados de forma segura, respeitando os limites de cada um. Mas o ideal é que pessoas que sentem dores fortes nas articulações ou em algum grupamento muscular, praticando ou não exercícios de alongamento, procurem um médico antes de iniciar as atividades”, adverte Siston.

O alongamento promove qualidade de vida. Sua prática nos torna mais seguros e independentes para a realização das tarefas diárias, sem dores ou desconforto. De acordo com Allan Siston, os níveis de flexibilidade em pessoas não treinadas tendem a diminuir, devido ao processo natural de envelhecimento. Com o passar do tempo, essa redução da flexibilidade pode nos levar a adquirir maus hábitos posturais que causam dor. Além disso, podem nos limitar na realização de tarefas consideradas simples como, por exemplo, ensaboar as costas ou agachar-se para pegar algo no chão.

A prática do alongamento é muito simples e fácil de ser feita. Como vimos, os benefícios são muitos e quanto mais cedo nos habituarmos com ela, melhor. Exercícios simples podem ser feitos em casa, no hotel ou na praia. Convidamos você a iniciar essa prática agora mesmo, através da série de exercícios abaixo, propostos pelo nosso orientador, Allan Siston. Mude seus hábitos, tenha uma vida saudável e seja feliz.

Alongamento de membros superiores

Fique em pé, com os pés afastados e paralelos, os joelhos levemente flexionados e as costas alinhadas. Com uma das mãos, force lentamente a inclinação lateral do pescoço em direção ao ombro do mesmo lado da mão até o seu limite. Repita do outro lado.
Em pé, com os joelhos levemente flexionados, mantendo costas alinhadas, cruze os dedos das mãos acima da cabeça, com as palmas viradas para cima e eleve seus braços até o limite, sem forçar.
Sentado ou em pé, com os joelhos levemente flexionados, os pés paralelos e as costas alinhadas. Cruze os dedos das mãos e eleve os braços lentamente para frente, na altura dos ombros.
Em pé, com os joelhos levemente flexionados, os pés paralelos, as costas alinhadas, cruze os dedos das mãos e faça o movimento de extensão dos ombros para trás.
Sentado ou em pé, com os joelhos levemente flexionados, os pés paralelos e as costas alinhadas. Eleve o braço lateralmente e flexione o cotovelo atrás da cabeça, use a mão para puxar levemente o cotovelo para trás. Faça com o outro braço.
Em pé, com os joelhos levemente flexionados e os pés paralelos. Eleve o braço cruzando na frente do tórax, com o outro braço puxe levemente. Repita com o outro braço.

Membros Inferiores

Deitado, com a cabeça e coluna bem apoiadas. Flexione o quadril, abrace o joelho puxando a coxa em direção ao peito, enquanto a outra perna repousa estendida no solo. Repita com a outra perna.
De pé, com os joelhos estendidos e unidos. Fazer movimento de flexão de tronco, tentando encostar a ponta dos dedos na ponta dos pés. Também pode ser feito com as pernas afastadas tentando levar as mãos ao solo.
De pé, com uma das mãos apoiada na parede, costas alinhadas. Flexione o joelho e segure o tornozelo com a mão, puxando o pé para trás e para cima, o máximo possível. O joelho da perna em contato com o solo deve estar levemente flexionado. Repita o movimento com a outra perna.
Deitado do chão com um dos joelhos flexionados, costas alinhadas. Pegue uma corda ou toalha, passe por trás do pé e puxe levemente em direção ao corpo. A perna deverá estar elevada. Faça com a outra perna.

Fonte: fisioterapia.com

Nenhum comentário: