quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sentar em “W” é perigoso?


As crianças em desenvolvimento costumam trocar diversas vezes de postura, experimentando cada uma delas e descobrindo os limites de seu corpo. Certamente, a alternância entre posturas é muito benéfica para a criança, pois as transferências entre uma e outra ajudam a fortalecer os músculos do tronco, além de proporcionar as primeiras noções de equilíbrio e consciência corporal.

“Sentar em W é normal... O problema é quando a criança permanece a maior parte do tempo nessa posição”

O termo “sentar em W” (w-sitting) refere-se à postura assumida quando a criança senta-se no chão, com as pernas posicionadas no formato de um W, conforme demonstra-se na figura abaixo. Em relação a isso, não há nada de errado, pois é normal que a criança transite entre diversas posturas enquanto participa de brincadeiras. O problema é quando a criança permanece a maior parte do tempo nessa posição. O W sitting pode ocasionar problemas ortopédicos, bem como déficits em relação ao desenvolvimento motor normal.
“O W sitting pode ocasionar problemas ortopédicos, bem como déficits em relação ao desenvolvimento motor normal”.

Esta posição permite brincar com brinquedos em frente ao corpo, mas limita a rotação do tronco e as transferências laterais de peso (rotações para alcançar os brinquedos de cada lado). As rotações de tronco e o deslocamento do peso para os lados faz com que a criança tenha que manter o equilíbrio durante a execução de jogos, o desenhar, o pintar e a escrita. Estas habilidades são primordiais para o desenvolvimento motor das crianças, influenciando inclusive o desenvolvimento da dominância manual.

“Sentar em “W” é uma postura muito conveniente para crianças com disfunção neuromotora, principalmente aquelas déficit de equilíbrio.”

A criança pode escolher sentar-se desta maneira simplesmente por não ter de se preocupar com equilíbrio enquanto manipula um brinquedo. Sentar em “W” é uma postura muito conveniente para crianças com disfunção neuromotora, principalmente naquelas com hipotonia de base ou déficit de equilíbrio. Assim, crianças com síndrome de Down e diplegia, por sua dificuldade natural em manter o equilíbrio de tronco, podem preferir sentar-se em “W”
Quando sentada em “W”, os quadris encontram-se no limite da rotação interna, predispondo a criança a problemas ortopédicos futuros. Nesta posição anormal, o risco de luxação do quadril é preocupante. Além disso, esta posição favorece a instalação de encurtamentos e contraturas musculares, particularmente nos adutores do quadril, isquiotibiais e tríceps sural. A postura em "W" também pode afetar o desenvolvimento ósseo, favorecendo a anteversão da cabeça do fêmur e rotação interna da tíbia.

“Sempre que perceber que a criança vem adotando esse tipo de postura frequentemente, estimule-a a posicionar-se de outras formas.”

Por isto, sempre que perceber que a criança vem adotando esse tipo de postura frequentemente, estimule-a a posicionar-se de outras formas, podendo ser inicialmente de modo passivo, até que a criança aprenda a sentar corretamente. Segue abaixo algumas posturas indicadas para um bom desenvolvimento motor.

Fonte: comunicafisio.com.br

Nenhum comentário: