quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vivendo bem a “melhor idade”

Os idosos estão arrasando na atividade física e dando um show de qualidade de vida. É verdade, a expectativa de vida dos brasileiros hoje é de 79,4 anos, segundo o IBGE. E o mais legal é que as pessoas estão envelhecendo com mais saúde, melhorando a sua alimentação e mudando hábitos, como a prática de exercícios.

Com o avanço da idade, é normal ter problemas ósseos e perda de massa muscular, diminuindo o equilíbrio e a flexibilidade. Mas o Pilates ajuda bastante a contornar tudo isso. A técnica não só fortalece os músculos como melhora a capacidade respiratória, corrige a postura e alivia diversas dores típicas dessa fase da vida.

Os exercícios de Pilates são aplicados respeitando-se os limites do corpo e, com o tempo, essas limitações físicas do idoso diminuem. Nesse frio, a terceira idade é mais propensa a dores nas articulações, principalmente aqueles que já sofrem com doenças reumáticas como a artrite. E a atividade física pode ser encarada como um tratamento para amenizar esses sintomas.

Além do Pilates, modalidades aquáticas como a hidroginástica são muito indicadas para controlar as dores do reumatismo. As séries incluem bastante alongamento e relaxamento, controlando a contração muscular natural em baixas temperaturas.

Mas é claro que tudo isso tem que ter acompanhamento profissional, pois cada caso é tratado isoladamente, com repetições e exercícios diferentes de acordo com o paciente.

Fora que melhora muito a autoestima, já que os idosos se sentem mais animados e capazes de fazer exercícios que acreditavam ser impossíveis. Exercício é tudo de bom!

Fonte: revistapilates.com.br

Nenhum comentário: