sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Aprenda exercícios para fortalecer a região do quadril e evitar lesões

O quadril é responsável por sustentar o corpo, além de ajudar também a articular o fêmur, osso da coxa, e o osso da bacia. O encaixe desses ossos com o quadril deve ser perfeito e macio e, por isso, há uma cartilagem nessa região para amortecer esse contato.
No entanto, podem existir algumas alterações anatômicas nesse encaixe que podem piorar ainda mais por erros de postura ou com movimentos muito amplos, como os de alguns exercícios feitos na academia, por exemplo – por isso, é importante realizar esses exercícios do jeito correto e ainda outros que ajudam a fortalecer essa região e evitar lesões mais graves, como alertaram o ortopedista André Wever e a fisioterapeuta Laura Proença.


Na academia, existem dois exercícios muito populares para as coxas e bumbum que podem prejudicar bastante o quadril se feitos do jeito errado: o agachamento e o leg press, aparelho de musculação.
No caso do agachamento, a dica é evitar descer muito bruscamente e de um jeito muito rápido; já no leg press, a recomendação é nunca flexionar tanto os joelhos a ponto de eles quase encostarem no peito já que o ideal é que a distância entre a coxa e a panturrilha seja de 90 graus.

Essas recomendações são importantes para evitar lesões, como lembrou a fisioterapeuta Laura Proença, mas é importante ainda prestar atenção em outro sinal de alerta: estalos seguidos de dores.
De acordo com os especialistas, pessoas de todas as idades podem ter problemas no quadril, mas nos jovens, é mais comum ocorrer a artrite reumatoide, uma doença causada por uma alteração no sistema imunológico.

Há ainda a possibilidade de bursite, uma inflamação da “bolsa” que recobre o osso e uma das causas mais comuns é dormir de um lado só. Para evitar isso, a dica é dormir de lado com um travesseiro entre as pernas ou de barriga para cima com um travesseiro embaixo dos joelhos.
Em alguns casos, pode ocorrer ainda um desgaste tão grande na articulação do quadril que só uma cirurgia resolve. É o caso do motociclista Marcelo Araújo da Silveira, que depois de ficar em casa sem andar por quase um ano, teve que fazer uma artroplastia para tratar uma artrose grave, como mostrou a reportagem da Natália Ariede.

No entanto, antes de recorrer à cirurgia, existem outras formas de prevenir esse desgaste, como por exemplo, o tratamento com remédios e fisioterapia - caso nenhum deles dê certo, é possível ainda fazer um procedimento chamado de artroscopia.
Há ainda formas importantes de proteger os ossos, como a ingestão adequada de cálcio. Além disso, é possível fazer exercícios simples que ajudam a fortalecer o quadril e evitar lesões, como mostrou a fisioterapeuta Laura Proença.

Confira abaixo como realizá-los:
1. Com uma cadeira à frente, coloque as duas mãos no encosto e levante uma das pernas dobradas enquanto a outra permanece esticada. Depois repita o movimento com a outra perna e vá alternando.
A dica é começar com 2 ou 3 séries de 10 repetições, para depois aumentar para 15 repetições.





2. Ainda com a cadeira à frente, leve uma das pernas para o lado e mantenha o joelho esticado. Volte à posição inicial e faça o mesmo com a outra perna. Nesse exercício, a pessoa pode usar uma faixa elástica em volta das pernas para forçar ainda mais a musculatura. .
O ideal é começar aos poucos, com 2 ou 3 séries de 10 repetições com cada perna. Depois, se a pessoa se sentir à vontade, pode aumentar para 15 repetições.



3. Deite no chão, dobre as duas pernas e levante o quadril, sempre contraindo o abdômen e o glúteo. O ideal é que o corpo fique alinhado, como mostra a imagem.

Segundo a fisioterapeuta Laura Proença, esse exercício pode ser feito todos os dias. A dica é começar com 2 ou 3 séries de 10 repetições, para depois aumentar para 15 repetições, que é o mais ideal.





Fonte: fisioterapia.com

Nenhum comentário: