quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pilates: o que você ainda não sabe sobre esse tratamento

A grande dificuldade da maior parte das pessoas na hora de entrar em forma é praticar exercícios regularmente. Uma das reclamações mais comuns está voltada para o ambiente muito agitado das academias, com seus salões de musculação cheios. Depois de uma longa jornada de trabalho, o ideal é apostar em atividades que também contribuam para aliviar o estresse. Assim, o pilates vem conquistando cada vez mais que busca ter um corpo mais bonito e saudável.

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo”, essa frase é de autoria de Joseph Pilates, criador do método. E para revelar como isso é possível e mostrar o que você ainda não sabe a respeito do assunto, o Puretrend conversou com a fisioterapeuta Aline de Castro.

Como, por que e para quem?

O pilates está entre as atividades mais completas. “Através de exercícios de alongamento e fortalecimento associados à respiração, há uma melhora da postura com o comando do que chamamos de powerhouse (centro de força)”, afirma a especialista. Por isso, é recomendado tanto para quem deseja ter um corpo mais torneado, com uma musculatura mais rígida, quanto para quem precisa melhorar sua disposição física e afastar o estresse.

“Todos têm capacidade de realizar exercícios de Pilates”

Aline Castro explica que um fator muito interessante desse tipo de exercício é que ele quase não tem restrições, por ser programado de forma individual, os movimentos são sempre realizados e pensados especificamente para cada caso. Com isso “é recomendado para todas as pessoas com diversas idades, patologias e limitações físicas”, afirma.

Muitos exercícios como musculação ou mesmo atividades aeróbicas limitam algumas pessoas que sofrem de problemas na coluna. Para quem se encaixa nessa situação, o pilates é o exercício ideal: “As dores na coluna do tipo lombalgia podem ser acarretadas por encurtamento ou fraqueza musculares, quase sempre no powerhouse. O mesmo se aplica também a escoliose, alteração que necessita de fortalecimentos e alongamentos constantes para melhora da postura”, explica.

Por que grávidas devem praticar pilates?

Mulheres que estejam nessa condição devem ter muita atenção com sua saúde, assim, além da alimentação ter um bom condicionamento físico , é essencial. Durante a gestação é muito comum o surgimento de dores nas costas provocadas pelas mudanças no corpo. A fisioterapeuta explica que as dores podem ser aliviadas por alongamentos e fortalecimentos a fim de aliviar a sobrecarga nas articulações. Além disso, pode se associar exercício para assoalho pélvico e para incontinência urinária, beneficiando aquelas que optam por partos normais, preparar os braços para a chegada do bebê e otimizar a recuperação no pós-parto”.

Look: conforto é fundamental

Como toda atividade física, o ideal é vestir roupas confortáveis e leves para que não tenha qualquer tipo de restrição aos movimentos. Mas a fisioterapeuta explica recomenda dar preferência a peças mais justas “para o professor observar melhor a qualidade de cada movimento realizado”.

Fonte: fisioterapia.com

Nenhum comentário: