quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Trombose: respeite os sinais de alerta!

Todas nós sonhamos em ter pernas belíssimas: delineadas, fortes e longas, certo? Porém, para ter uma saúde invejável, é preciso sempre ficar atenta quando algo está fora do normal. Por exemplo, aos sinais de alerta da trombose, que acomete milhões de pessoas no mundo, principalmente as mulheres.
Mas você sabe o que é trombose? 
“É a formação de um coágulo de sangue dentro de uma veia. A trombose venosa profunda (TVP) acontece, na maior parte das vezes, nas pernas, porém, pode ocorrer em qualquer veia do corpo”, explica Hilton Waksman, cirurgião vascular membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Essa fase tem alguns sinais que sugerem a sua presença, de modo que devemos solicitar a avaliação de um especialista para um diagnóstico preciso”, auxilia o médico.

Sintomas aparentes
O mais comum é o aparecimento de dor súbita no membro inferior (raramente ocorre nos dois ao mesmo tempo), associada à presença de edema. “Ainda podemos citar a elevação da temperatura no local, vermelhidão, certa dificuldade para andar, febre baixa, arroxeamento dos dedos e sensação de endurecimento da musculatura da panturrilha”, enumera Hilton.

Prevenir é a chave!
Você sabia que a principal arma contra a TVP é a prevenção? Sim! A melhor forma de evitá-la é a combinação dos seguintes fatores: hábitos de vida saudáveis e exercícios físicos contínuos.
“Muitos de nós trabalhamos horas sentados, sem perceber o prejuízo que esse hábito pode causar em nosso corpo. Caminhadas frequentes durante o dia, particularmente para quem trabalha muito parado, têm sua utilidade. E, claro, a movimentação das pernas durante longas viagens (acima de 4 horas) e hidratação intensa podem garantir a sua saúde!”, afirma o cirurgião.

Lembrando que a obesidade é outro fator que pode levar ao quadro de agravamento venoso. Por isso, dieta equilibrada e atividade física já!

“Em situações especiais, em que existem casos na família ou predisposição, por exemplo, vale uma avaliação individual para fatores de risco e respectivos cuidados, como: o uso frequente de meias de média compressão elástica, evitar as pernas pendentes (em pé ou sentado) e utilizar-se de medicação anticoagulante em determinadas situações, sempre com orientação de especialista, é claro.” – finaliza o Dr. Hilton.

Fonte: atmosfera feminina

Nenhum comentário: