quarta-feira, 6 de novembro de 2013

8 alimentos que controlam o colesterol

Hoje se fala muito em colesterol, e é cada vez mais comum encontrar adultos e crianças com os níveis de colesterol elevados. Algumas causas desta disfunção são a má alimentação, a falta de exercícios físicos e o estresse.

Equilibrando as taxas de colesterol bom e ruim no sangue através de hábitos saudáveis, você diminui as chances de sofrer um infarto e doenças cardiovasculares. Para isso, o primeiro passo é diminuir muito a quantidade de gorduras eaçúcares. Carnes fritas, achocolatados, embutidos e gema de ovo são alguns dos responsáveis pelo aumento do colesterol. Você também pode incluir na sua dieta alguns alimentos que melhoram os níveis de gordura no sangue. Além de praticar uma atividade, claro. Veja algumas dicas para montar o seu cardápio anticolesterol:

1. Aveia e linhaça
São fontes de fibras, que ajudam a melhorar a circulação, controlar o açúcar no sangue e inibir a absorção de gordura. Suas propriedades diminuem o colesterol ruim e aumentam o bom.


2. Peixe
De acordo com a nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos, para o portal Minha Vida, os peixes são ótima fonte de ômega 3, uma gordura boa que ajuda a reduzir o colesterol e a coagulação do sangue, evitando doenças cardiovasculares.


3. Azeite
A nutricionista diz que ele faz bem para a circulação e controla taxas de colesterol e açúcar. Tem substâncias antioxidantes, como a vitamina E.


4. Laranja
Estudos comprovam que os antioxidantes da laranja limitam a absorção do colesterol no organismo. Isso vale para outras frutas, também, que contêm muitas fibras.


5. Castanhas
Esse tipo de oleaginosa consumida regularmente ajuda a prevenir doenças do coração e a combater o envelhecimento das células.


6. Suco de uva
O suco natural da fruta também tem antioxidantes, principalmente com a casca. Desta forma, o vinho também é um bom aliado, pois tem propriedades anticoagulantes e eleva o colesterol bom.


7. Chá
A informação do portal Minha Vida é de que bebidas como o chá verde evitam a coagulação e previnem a inflamação de tecidos, pois possuem uma substância antioxidante chamada flavonoide.


8. Soja
A soja protege o coração e regula os níveis de colesterol no sangue. Segundo a nutricionista Ana Maria Ramos, ela ajuda também a controlar os problemas hormonais da menopausa.


Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: