domingo, 17 de novembro de 2013

Endometriose: o que é, sintomas e tratamento


A atriz Fernanda Machado, que interpreta a personagem Leila na novela “Amor à Vida”, precisou se afastar das gravações para se submeter a uma cirurgia de endometriose. Ela faz parte de uma estatística alarmante: cerca de 15% das mulheres entre 15 e 45 anos de idade sofrem desse problema, que causa uma dor frequente e, muitas vezes, intolerável, fazendo com que as mulheres precisem se afastar do trabalho.

“O incômodo pode ficar ainda maior durante o período menstrual. A cólica menstrual é o pior sintoma, e a dor é incapacitante”, afirma o ginecologista Marco Aurélio Pinho de Oliveira, membro da Comissão Nacional de Endometriose da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Ele afirma ainda que é importante que as pessoas se conscientizem de que sentir dor durante a menstruação não é normal. “Nesses casos o recomendado é procurar a ajuda de um especialista”, diz.

O que é a endometriose?

O ginecologista explica que, no momento da menstruação, parte do sangue eliminado passa pelas trompas e cai dentro da barriga. Esse sangue contém células que têm a capacidade de crescer em locais como o ovário. “Quando o sistema imunológico responsável pela defesa do organismo não consegue eliminar essas células, tem início o processo que causa a endometriose, que consiste na presença do endométrio, que é a camada interna do útero, em outros locais”, completa.

A doença afeta as mulheres de várias maneiras, pois causa dores na relação sexual e dificuldade para engravidar. Há também outros sinais. “Dor com irradiação para a raiz da coxa ou para o ânus e desconforto para evacuar, às vezes acompanhada de diarreia, ou para urinar durante o período menstrual também são sintomas da doença”, afirma.

Tratamentos para endometriose

Um diagnóstico de endometriose preciso só pode ser feito por meio de biópsia durante a laparoscopia, que consiste na introdução de uma microcâmera através de um pequeno corte no umbigo e na manipulação da cavidade abdominal com instrumentos cirúrgicos delicados. Por ser considerada uma cirurgia, já que necessita de anestesia geral, ela assume cada vez mais um papel no tratamento. “A alta qualidade da visão obtida permite a ressecção precisa dos focos de endometriose, minimizando a formação de aderências, com o consequente aumento das taxas de gravidez”, explica.

Outras formas de tratamento ocorrem com a interrupção da menstruação, já que o estabelecimento da endometriose necessita que a menstruação ocorra, impedindo ou dificultando o crescimento dos focos. “Existem alguns medicamentos hormonais que são normalmente usados para esse fim”, afirma.

O médico diz que é importante salientar que a endometriose não é um câncer e não leva à morte. Ainda assim, não há garantia de cura definitiva, mesmo com o tratamento adequado. “ Uma coisa é consenso: o pior a fazer é não fazer nada, já que a doença pode ser evolutiva. E a dor e os sintomas da doença podem ser bastante reduzidos, preservando inclusive a fertilidade”.

Fonte: bolsademulher

Nenhum comentário: