domingo, 8 de dezembro de 2013

Benefícios das nozes vão da redução do colesterol ao controle do peso

As nozes e castanhas são muito consumidas nesta época do ano e não podem faltar na ceia de Natal. Além de saborosas, ficam lindas se usadas na decoração da mesa. E o principal: fazem muito bem à saúde, protegendo contra as doenças do coração e o diabetes e diminuindo o risco de morte.

“O consumo regular de alimentos como nozes, castanha-do-Pará, amendoim, avelã, amêndoas e pistache tem vários benefícios para nossa saúde, incluindo uma redução do risco de morte por câncer e por doenças do coração”, explica o médico Cristiano Guedes Duque, do INCA e da Oncoclínica, no Rio de Janeiro.
Benefício do consumo de nozes
Como todas as oleaginosas – amêndoas, castanha de caju, avelãs, entre outras – as nozes são muito calóricas (cerca de 698 Kcal em 100 g). Mas também possuem diversos nutrientes importantes para o organismo, como Ômega-3 e 6, vitaminas C e E, zinco e potássio. A recomendação para o consumo é de seis a 10 unidades diárias, o que ajuda a controlar a pressão arterial e reduzir o colesterol ruim (LDL).

E como elas são metabolizadas de forma mais lenta, dão sensação de saciedade e também podem favorecer a perda de peso. A dica é dividir as porções ao longo do dia e evitá-las à noite, pois podem deixar a digestão mais lenta.

As evidências em relação ao benefício das nozes já foram comprovadas cientificamente. Um trabalho publicado em novembro de 2014 nos Estados Unidos mostrou que pessoas que consomem nozes, ainda que com uma frequência menor que uma vez por semana, apresentam redução da taxa de mortalidade em comparação às que não ingerem o nutriente. Além disso, foi constatada uma diminuição de 29% do número de mortes causadas por doenças do coração e de 11% de mortes por câncer.

Fonte: bolsademulher

Nenhum comentário: