quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Exercícios que combatem a hipercifose

Você sabe o que é essa tal de hipercifose? É um desvio da coluna que leva àquela postura, dando a impressão de corcunda. Isso acontece quando a curvatura natural da coluna torácica (cifose) é acentuada, projetando seus ombros para frente. É muito comum naquelas pessoas que trabalham muito tempo sentadas, em frente ao computador.

O que você pode fazer para melhorar essa postura? Fortalecer os músculos posteriores das costas, para equilibrar o trabalho muscular. Para ajudar a diminuir esse problema, existem exercícios bastante eficientes. Entre eles, a RPG (Reeducação Postural Global) e o nosso queridinho Pilates! Veja outras modalidades para trabalhar a hipercifose:

Natação
Como atividade aeróbica, ela é excelente para trabalhar os músculos das costas, principalmente o nado de costas. De acordo com o portal Minha Vida, o movimento dos braços para empurrar o corpo para frente é o que proporciona o alongamento do peitoral e fortalecimento das costas.
Remo
Nessa atividade você faz bastante força para manusear o remo, realinhando os ombros, além de ser um bom exercício de resistência física e flexibilidade.

Atividade aeróbica
A relação entre as atividades aeróbicas e a postura é interessante. Quem tem hipercifose normalmente tem dificuldades de respiração também. Segundo o fisiatra Marco Franzoi, também para o portal Minha Vida, o desvio da coluna atrapalha o movimento dos pulmões, diminuindo a capacidade respiratória. Por isso, exercícios como a caminhada, a corrida e a bicicleta são importantes para melhorar a respiração e a postura.

RPG
A Reeducação Postural Global (RPG) é muito indicada para pessoas com hipercifose, pois ela realinha progressivamente a coluna e a postura, e pode ser feita em casa depois de iniciado o tratamento com um profissional.

Pilates
Essa atividade trabalha o equilíbrio muscular com exercícios de fortalecimento. De acordo com o instrutor de Pilates Diego Arthur do Rosário, do estúdio Live Fit Pilates, o método ajuda a desenvolver a consciência corporal, uma das características fundamentais para a boa postura. “Fortalecendo os músculos estabilizadores da coluna, conseguimos diminuir o grau da hipercifose torácica. A consciência corporal e o fortalecimento são a chave”, afirma.
Lembre-se de praticar sempre com o auxílio de um instrutor, que vai determinar os melhores exercícios para o seu caso.

Fonte: Revista pilates

Nenhum comentário: