terça-feira, 29 de janeiro de 2013

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sete benefícios da farinha de banana verde para a saúde

banana verde - Foto Getty Images


Ganhando espaço nas prateleiras de lojas de produtos naturais, a farinha de banana verde é mais um aliado da alimentação saudável. Segundo o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, essa farinha é rica em amido resistente, um nutriente que não é digerido no estômago, e sim no intestino delgado - e é nesse processo que reside boa parte dos benefícios desse produto. "Na banana verde encontramos de 55 a 93% de amido resistente entre o total de amidos da fruta, já o processo de amadurecimento faz com que ele seja convertido em açúcares, perdendo sua eficácia", diz. Para fazer a farinha, basta cortar a banana verde em rodelas finas e levar ao forno por volta de 30 minutos. Depois de secas, bata as rodelas no liquidificador. A quantidade de consumo recomendada é cerca de duas colheres por dia e você pode acrescentá-la a frutas, sucos ou iogurtes. Conheça os benefícios da farinha de banana verde para a saúde e a dieta:

Controla e previne o diabetes

De acordo com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, a farinha de banana verde é uma aliada para pessoas com diabetes por ser um alimento de baixo índice glicêmico. "Isso significa que a quantidade de glicose que esse alimento libera no sangue ao ser digerido ocorre de forma lenta e gradual, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados", explica. Por conta disso, o organismo preciso liberar uma quantidade menor de insulina para que a glicose seja corretamente absorvida pelas células, contribuindo para a prevenção do diabetes e ajudando no controle de quem já possui.

Melhora o trânsito intestinal

Pelo fato de ser digerida apenas no intestino delgado, o amido resistente da farinha é suscetível à fermentação pelas bactérias do colón. "Esta fermentação resulta na formação de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que possuem um papel muito importante na nutrição das células intestinais", afirma o nutricionista Israel. Dessa forma, a farinha de banana verde estimula o desenvolvimento da flora intestinal, melhorando o seu funcionamento, ajudando na digestão e prevenindo problemas como prisão de ventre.

Ajuda a evitar câncer de intestino

O amido resistente presente na farinha de banana verde é digerido pelo nosso corpo como uma fibra insolúvel, e como tal auxilia no trânsito intestinal. "Ao melhorar o funcionamento do intestino, também atuamos no tratamento e prevenção de quadros como diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino", afirma o nutricionista Israel.

Dá saciedade

"Por atuar como uma fibra, o amido resistente atrasa o tempo de absorção dos nutrientes pelas células intestinais, o que traz uma maior sensação de saciedade", explica o nutricionista Ricardo Zanuto, de São Paulo. Para quem está de dieta, a farinha de banana pode ser uma aliada, já que essa saciedade adia a fome e evita os lanches fora de hora.

Fortalece a imunidade

Pouca gente sabe, mas uma flora intestinal funcionando tem um importante papel na prevenção de doenças. De acordo com a nutricionista Cristina Grandjean, do Spa Fazenda Igaratá, em São Paulo, ao estimular o crescimento da flora intestinal benéfica, você intensifica sua capacidade de combater bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. "O amido resistente serve como alimento para as bactérias do intestino, que dessa forma se reproduzem com mais facilidade e ajudam a estimular o sistema imunológico."

Reduz os níveis de colesterol

Para entender o mecanismo de ação da farinha de banana verde na redução do colesterol, primeiro é preciso saber que muito do colesterol presente em nosso corpo é produzido pelo próprio fígado, para ajudar na digestão de gorduras. "Depois de ser usado na digestão dos alimentos, ele volta para o fígado, onde deve ser reabsorvido para produzir uma nova bile", explica o nutricionista Israel. Se a flora intestinal não estiver funcionando como deveria, o colesterol não é absorvido e vai para a corrente sanguínea, elevando os níveis da substância no sangue. "A farinha de banana verde reduz a produção de colesterol pelo fígado e ainda auxilia na sua eliminação, impedindo que ele se acumule no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares."

Alivia os sintomas da TPM

A banana é rica em vitamina B6 e triptofano, substâncias necessárias na síntese de serotonina, um neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. "Por conta disso e do seu teor de fibras, a farinha de banana melhora o humor e ajuda a diminuir ou até eliminar o inchaço e as cólicas", explica a nutricionista Cristina.

Ajuda na prevenção da osteoporose

O amido resistente da farinha diminui o pH intestinal quando digerido, favorecendo a absorção de alguns nutrientes, entre eles o cálcio. "Se aliarmos o consumo adequado de fibras e cálcio, facilitaremos a absorção desse nutriente, contribuindo para a prevenção da osteoporose", diz o nutricionista Israel. "Além disso, a banana é rica em fósforo, um mineral importante para a formação da matriz óssea que, consequentemente, auxilia no fortalecimento dos ossos", completa Ricardo Zanuto.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A importância de beber água para o nosso organismo

Conheça a importância de beber água para o nosso organismo


 
É inegável a importância da água não só para a nossa saúde, mas também para o planeta, pois a água é símbolo de vida, sendo assim fundamental.
A água tem extrema importância para o nosso organismo, pois é ela quem transporta ao organismo todos os nutrientes provenientes dos processos metabólicos, além de substâncias, enzimas, células sanguínea, entre outros.
O consumo de água também facilita a eliminação de toxinas que se acumulam em nosso organismo, sendo eliminados através da urina.
Outro grande benefício que o consumo de água traz para a nossa saúde é seu efeito lubrificante nas articulações, evitando a desidratação nas cartilagens, que resultam em movimentos abrasivos nos ossos. A água também é importantíssima para o controle da temperatura em nosso organismo, além de ser essencial em todos os processos fisiológicos, da digestão, absorção e excreção.
Como sabemos o nosso organismo é composto por água, por isso para uma hidratação adequada é necessário a ingestão de oito copos de água por dia, cerca de dois litros, já a quantidade de água em nosso corpo varia de acordo com a idade, sexo, massa muscular e tecido adiposo, porém é fundamental a ingestão diariamente não só para garantir o bom funcionamento do nosso organismo como também para repor a quantidade de água que perdemos ao longo do dia através do suor, lágrimas, urina.
Para todos que buscam perder peso, saiba que o consumo de água pode se tornar um verdadeiro aliado nesse processo, pois nosso metabolismo produz em nosso organismo cerca de 550g de água repleta de resíduos, para que essa “água suja” que se encontra em nosso organismo possa ser eliminada é preciso que haja a ingestão de água limpa em nosso organismo, garantindo assim um equilíbrio hídrico. Essa água produzida através da gordura se não for eliminada ocasiona um inchaço e a concentração de sódio em nosso organismo e o corpo para compensar esse aumento de sódio retém líquidos. Portanto se quer perder peso e evitar a retenção de líquidos, beba água diariamente!
Muitas dores de cabeça poderiam ser evitadas se houvesse um maior consumo de água por parte das pessoas, pois nosso cérebro é constituído por 85% de água, sendo assim quando não há água suficiente para o seu bom funcionamento, este recorre ao intestino para repor a quantidade que falta, gerando com isso dor de cabeça e o intestino preso.
Ingerindo a quantidade recomendada de água diariamente, todos os órgãos do nosso corpo trabalham melhor, pulmões, rins, coração, circulação sanguínea e principalmente o intestino, por todos esses benefícios beba bastante água, pois a água em nosso organismo além de proporcionar mais saúde e melhor qualidade de vida ainda é responsável pelo nosso bem estar.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ciatalgia - Dor no Ciático



A dor ciática ou ciatalgia (mais vulgarmente conhecida por ciática) é uma dor forte e incapacitante devido à inflamação do nervo ciático.



Causas

Algumas das causas da ciática podem ser devidas a vários factores como:
- hérnias

- bacia desnivelada

- perna curta

- problemas musculares

- problemas viscerais

- outros factores.



Sintomas

A inflamação do nervo ciático pode provocar fortes dores desde a zona lombar até ao pé impossibilitando muitas das vezes a pessoa de andar e mesmo muitas das vezes de se movimentar.

A dor ciática causa um desconforto que começa na parte inferior das costas e se espalha pelas nádegas, pernas, tornozelos e, ocasionalmente, para o pé. A dor geralmente é sentida como um entorpecimento, uma pontada ou uma queimadura. Às vezes, começa gradualmente, piora durante a noite, e é agravada pelos movimentos. A dor ciática também pode causar formigueiro, parestesias (baixa sensibilidade) ou fraqueza nos músculos da perna afectada.


Tratamento

A dor ciática normalmente pode ser tratada com sucesso por um período breve de descanso e diminuição da atividade, seguidos de exercícios para melhorar a mobilidade e fortalecer as costas. Se os sintomas persistirem, a fisioterapia pode ser útil. Para aliviar a inflamação ao redor do nervo, pode ser recomendável que alterne o uso de compressas quentes e frias.

Pode também precisar  tomar um analgésico como o Acetaminofeno (Tylenol) para a dor, anti-inflamatórios, como o Naproxeno (Naprosin), Diclofenac (Voltaren) ou a Aspirina para aliviar a dor e a inflamação. Medicamentos para tratamento de dores de origem nervosa crónica podem ser úteis. Eles incluem a Amitriptilina ou a Gabapentina (Neurontin). Em casos graves, uma injecção de um anestésico de longa duração com um medicamento corticóide pode dar alívio. Estas injecções são executadas tipicamente em centros que se especializam em tratamento de dor. Raramente, a cirurgia é necessária, como por exemplo, quando a dor ciática é causada por uma hérnia de disco.

Prevenção

Uma vez que a dor ciática tenha passado, existem exercícios, alongamentos e outras medidas que podem impedi-la de retornar. Um fisioterapeuta poderá desenvolver um programa completo e personalizado. Abaixo apresentamos alguns passos que pode seguir:

Pratique boa postura: Levante-se sempre com a cabeça alinhada com seus ombros, seus ombros alinhados com seus quadris e suas nádegas fazendo a curvatura. Seus joelhos devem ser ligeiramente dobrados.

Faça abdominais: Estes exercícios fortalecem os músculos abdominais que ajudam a apoiar sua região lombar. Deite-se no chão com suas costas, mãos atrás de sua cabeça e joelhos dobrados. Firme sua região lombar ao chão, erga seus ombros para cima aproximadamente 30 cm. acima do chão, depois os abaixe. Repita o exercício 10 a 20 vezes, uma vez ao dia.

Caminhe/Nade: Caminhar e nadar podem ajudar a fortalecer sua região lombar.

Levante os objetos adequadamente: Levante sempre de uma posição se agachando primeiro, usando seus quadris e pernas para fazer o trabalho pesado. Nunca se agache e erga usando as costas (região lombar).

Evite sentar ou ficar de pé por longos períodos: Se você sentar no trabalho, faça intervalos regulares para ficar de pé e caminhar um pouco.

Use uma postura adequada para dormir: Tira a pressão das suas costas dormindo de lado ou colocando uma almofada sob seus joelhos.

Extensão: Sente-se em uma cadeira e faça movimentos de dobra com as mãos em direcção ao solo. Pare quando você sentir um desconforto leve, segure durante 30 segundos, então relaxe. Repita seis a oito vezes.

Evite usar sapatos de salto alto. Sapatos com saltos com mais de 2,5 centímetros alteram seu centro de gravidade, tirando o corpo de seu alinhamento.

Fonte: http://robinsonpersonal.blogspot.com.br/2010/04/dor-ciatica-ou-ciatalgia-mais.html

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O tratamento da asma e o Pilates



 
A asma é o estreitamento dos pequenos canais de ar dos pulmões que impossibilitam a passagem do ar provocando broncoespasmos, tornado a respiração difícil.
Não há idade para se apresentar asma, na maioria dos casos os sintomas são sinalizados na infância.
Os sintomas apresentados são: tosse seca, chiado e opressão no peito acompanhados de falta de ar.
Resfriados, gripes, práticas de exercícios que exigem vigor e o estresse emocional podem intensificar os sintomas.
A asma é uma doença que não tem cura, mas com o tratamento adequado pode ser devidamente controlada, permitindo ao paciente levar uma vida normal adotando a prática de exercícios físicos.
Sobre a prática de exercícios vamos abordar sobre o Pilates de que forma ele pode vir a favorecer na vida da pessoa que tem asma.
O pilates foi desenvolvido em 1920 por Joseph Pilates uma técnica conhecida como prevenção e tratamento na coluna vertebral, agrega as teorias de controle motor e técnicas de teoria de conscientização corporal.
A prática favorece o fortalecimento e alongamento dos músculos aumentando a mobilidade das articulações, os movimentos são realizados sem pressa e com controle.
Em cada exercício é necessário o alinhamento na postura favorecendo a melhora da postura integral do indivíduo.
No indivíduo que apresenta asma o pilates colabora com o fortalecimento da musculatura corporal, isso deixa o músculo relaxado promovendo uma reeducação funcional e na postura.
As aulas de Pilates apresentam: poucas repetições de movimento, exercícios eficazes e suaves não apresentando desgaste físico.
Os benefícios para quem apresenta asma e adota o pilates como atividades físicas são refletidas: no fortalecimento dos órgãos internos, melhoram na respiração, correção e alinhamento da postura, aumento da resistência física e mental e aumento da concentração e relaxamento.
A prática de atividade física favorece a qualidade de vida e proporciona bem estar, sendo um importante aliado para o equilíbrio entre corpo e mente.
 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O que é Fáscia?


Fáscia é um tecido conjuntivo resistente que cria uma teia tridimensional estendendo-se sem interrupção da cabeça aos pés. Fáscia envolve e permeia todos os músculos, ossos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos.

O sistema fascial afeta todo o sistema e funções em seu corpo, músculo-esquelético, neurológico, metabólico, etc. As fibras brancas, brilhantes que você vê quando você puxa u...m pedaço de carne no prato é a fáscia.

Como a fáscia é classificada?

Fáscia consiste de um complexo que tem três partes:

1. Fibras de elastina - Esta é a parte elástica e extensível do complexo.

2. As fibras de colágeno - Estas fibras são extremamente resistentes e dão suporte à estrutura.

3. Terreno substância/matriz: Uma substância gelatinosa que transporta materiais metabólicos de todo o corpo

Qual é a função da fáscia?

O sistema fascial geralmente suporta, estabiliza e acomoda. Fáscia cria separação entre estruturas, órgãos, ossos e músculos. Ele cria espaço através do qual delicados nervos, vasos sanguíneos, e fluidos podem passar.

Restrições Faciais:
Em um estado saudável, as fibras colágenas envolvem as fibras elásticas em uma configuração, relaxadas e onduladas. Trauma, movimento repetitivo, inflamação ou má postura pode gerar uma fáscia solidificada e encurtada. Estas áreas espessadas são referidas como uma restrição fascial. Restrições fasciais têm a capacidade de criar até 2.000 libras de pressão por polegada quadrada em uma área restrita. A pressão de esmagamento pode comprometer qualquer sistema fisiológico no organismo, resultando em dor e disfunção.

Através da fáscia, todo o corpo estará interligado como o fio de uma camisola ou uma teia de aranha. A restrição em uma área do corpo cria tensão ao longo deste sistema, puxando outras estruturas distantes. Isso explica por que algumas pessoas podem ter dor que parece não estar relacionada à sua lesão original. Além disso, as restrições miofasciais não aparecem em exames padronizados comuns, tais como raios-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada, etc

Restrições fasciais podem puxar o corpo para fora de seu alinhamento normal, comprimindo superfícies articulares e causando até abaulamento de discos, resultando em dor, perda de movimento, e fraqueza.

Fonte: Fisioterapia.com

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013