sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Saiba quais os cuidados para evitar danos e proteger o cabelo no verão

Começa o ano e muita gente sai de férias para aproveitar o verão. Mas é preciso tomar cuidado com o excesso de calor, que pode prejudicar o cabelo, como explicou a dermatologista Márcia Purceli no Bem Estar.

De acordo com a médica, no verão, ocorre uma dilatação dos fios e as cutículas ficam abertas, absorvendo mais poluição, resíduos de produtos, cloro e sal, por exemplo. Fora isso, o cabelo perde com mais facilidade substâncias importantes, como proteínas e água, ficando mais quebradiço e ressecado.

Mulheres que fizeram algum tipo de coloração, principalmente as loiras, devem tomar ainda mais cuidado nessa época do ano já que os fios ficam mais porosos, vulneráveis e sensíveis, podendo até ficar esverdeados.
Uma das dicas para evitar danos é o protetor solar, que forma uma cápsula protetora nos fios, impedindo a entrada dos raios solares e dificultando a saída da nutrientes.

No entanto, é bom se certificar do que o produto seja distribuído ao longo de todo o cabelo, como alertou o cabelereiro César Augusto. Além do protetor, é importante ainda criar uma barreira física, com o uso de um chapéu ou um boné, como alertou o cabelereiro Eron Araújo na reportagem da Carla Modena.

É preciso ainda usar uma máscara hidratante, para repor a água perdida, e um shampoo anti-resíduo, que dilata a cutícula e remove substâncias químicas, como o cloro, que pode “desbotar” os fios.

No entanto, como o shampoo abre as cutículas, depois de usá-lo, é importante aplicar um condicionador e uma máscara pós-sol para selar essas estruturas e devolver a flexibilidade aos fios.

Há ainda o leave-in, creme que também ajuda a fechar a cutícula e dar forma, especialmente em cabelos ondulados. Após sair da piscina ou do mar, a dermatologista Márcia Purceli alerta ainda que é fundamental enxaguar bem o cabelo com água doce ou mineral, para retirar o excesso de sal ou os resíduos de cloro, que danificam os fios.

Higiene das escovas de cabelo
Além dos cuidados com os cabelos, é importante ainda prestar atenção na limpeza de pentes e escovas. Segundo a cabeleireira Márcia Maria, o uso de escovas sujas pode promover dermatites de contato e levar organismos nocivos, como lêndeas e piolhos, aos fios.

Para os salões de beleza, existe um equipamento que limpa e esteriliza os objetos.


Mas para limpá-las em casa, a dica é, em escovas com cerdas largas e pentes, usar apenas água corrente e, em escovas com cerdas naturais ou mistas, colocar em água morna com shampoo, como mostraram os especialistas. Em escovas com cerdas naturais, o cabelereiro César Augusto alerta ainda que é preciso evitar o calor na hora de secar.

Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário: