terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Alongamento ou Aquecimento?

O aquecimento e o alongamento são fatores importantes nas práticas desportivas, pois eles ajudam na prevenção contra lesões, aumentam a flexibilidade e deixa o corpo mais relaxado e solto. Mas a qual seria exatamente a diferença entre o aquecimento e o alongamento?

Aquecimento: é uma técnica usada antes de qualquer atividade esportiva ou de exercícios físicos e tem como objetivo aumentar gradativamente a intensidade da atividade física. Além desses atributos, o aquecimento ajuda o atleta nos movimentos corporais e na prevenção de futuras lesões. O aquecimento pode ser classificado em dois tipos, o geral e o específico.
O aquecimento geral consiste no funcionamento ativo do organismo como um todo, nessas condições a pessoa deve praticar exercícios que utilizam de grandes grupos musculares, por exemplo, a prática de corrida ou caminhada. Já o aquecimento específico utiliza de exercícios para uma determinada modalidade, ou seja, o atleta deverá usar a musculatura de acordo com as exigências do esporte a ser praticado.

Alongamento: tem como objetivo preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja, o alongamento proporcionará ao atleta um maior desempenho nas articulações o que fará com que o seus movimentos sejam eficientes de acordo com a atividade. Além dos mais, o alongamento proporciona benefícios para o corpo, por exemplo: corrige a postura, reduzem lesões, relaxam o corpo, ativam a circulação sanguínea e dentre outras.

Praticar exercícios é uma forma saudável de cuidar do corpo, mas também exige muito cuidado ao fazer movimentos, por isso é importante que antes de qualquer prática de exercícios como, caminhada, musculação, corrida, jogos de futebol e outros, sejam feito o aquecimento e o alongamento.

Fonte: Resportes

Nenhum comentário: