quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Você sabe o que é Síndrome da Apneia Obstrutiva do sono?

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), conhecida, popularmente como Apneia do Sono, é um distúrbio crônico em que ocorre obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores, caracterizado pela ocorrência de apneias (pausas respiratórias) e/ou hipopnéias (redução da passagem de ar) durante o sono.
Isso pode ser causado por pessoas com obesidade, do sexo masculino e de idade avançada. O sintoma característico desse quadro é a sonolência excessiva diurna, gerada pelo fato do paciente apneico não passar por todas as fases do sono, o que impede o processo de restauração física e mental que, geralmente, ocorre em fases mais profundas do sono.

As consequências geradas pela apneia são bastante graves, principalmente em longo prazo, quando os riscos cardiovasculares aumentam consideravelmente. Pesquisas nessa área vêm buscando alternativas viáveis para o tratamento dessa doença. Estudos mais recentes apontam que as atividades aeróbias têm apresentado um papel importante nesse processo.
Portanto, fique atento ao ronco. Esse pode ser o primeiro e, geralmente, o mais fiel indicativo de que você pode estar com um quadro de apneia. Para um diagnóstico preciso, procure um especialista na área de distúrbios do sono. E se precisar de orientações específicas para iniciar corretamente a prática de atividade física, não deixe de conversar com um profissional da área.
Fonte: Hospital Albert Einstein

Nenhum comentário: