domingo, 23 de março de 2014

A terceira idade no Pilates

“Um jovem sem flexibilidade é um velho. Um velho com flexibilidade é um jovem.” (Joseph Pilates)


Ao longo de três décadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, o aumento na expectativa de vida foi de 10 anos e 11 meses. Isso significa que estamos vivendo cada vez mais, seja por conta da acessibilidade proporcionada aos mais idosos, ou pela avanço no estudo de doenças, e, principalmente, de como preveni-las por meio de uma vida mais saudável. Para tanto, deve-se levar em conta uma preocupação latente na terceira idade em se ter um envelhecimento saudável, uma busca por qualidade de vida durante a fase em que o corpo já não responde a tantos estímulos, quando se compara à vida das pessoas mais jovens.
Para terceira idade, configura-se um desafio encontrar uma atividade física, que além de trazer benefícios à saúde, proporcione prazer ao ser realizada, sem tender ao desgaste muscular e da própria saúde em si. O método Pilates tem se mostrado ferramenta importantíssima nesse quesito, pois inova ao criar consciência corporal, fortalecimento e alongamento tanto às pessoas mais jovens quanto às que já participam da melhor idade. Assim, segundo a epígrafe deste artigo, o idoso que possui flexibilidade pode ser considerado jovem, visto que tal flexibilidade e alongamento, adquiridos ao se praticar o método cooperam para uma melhora de todo o sistema motor e biomecânico do idoso, restabelecendo antigos movimentos que, com o passar dos anos, tornaram-se praticamente impossíveis de realizá-los. Sem contar que, a práticas do método ajuda na prevenção e tratamento de várias doenças oriundas da idade mais avançada, como dores na coluna, mobilidade reduzida e, até mesmo, baixa estima, ocasionada pela perda constante de movimentos até então praticados com mais facilidade.

Pelo fato de o método poder ser adaptado a qualquer indivíduo, seus prós são múltiplos e variados ao ser praticado por idosos, entre eles: pouco impacto nas articulações, movimentos lentos, pouca repetição de exercícios, priorização do alongamento e fortalecimento musculares, entre outros. Ou seja, os riscos de lesões durante a prática é praticamente nulo. Tudo isso, associado a uma alimentação regular e acompanhamento médico, pode ser fundamental para diminuir os riscos de quedas e fraturas, muito comum entre pessoas de idade avançada.

Todos esses fatores juntos faz que eles melhorem a autoestima e confiança, conservado sua independência física e mental.

O Espaço Físio Pilates trabalha com horários e grupos especiais para a terceira idade. Este serviço é exclusivo e mostra a preocupação em trazer para Osasco e região um atendimento diferenciado no que diz respeito à aplicação do método Pilates. Como sempre, o Espaço Físio Pilates procura proporcionar bem-estar aos seus clientes, sem perder de vista a aplicação do método original com grupos reduzidos e Fisioterapeutas altamente capacitados. Venha conhecer o nosso trabalho.

Nenhum comentário: