segunda-feira, 28 de abril de 2014

5 vegetais brancos que você deveria comer mais

Quanto mais colorido for o prato, mais saudável é a refeição, certo? Mas, não devemos ignorar os alimentos brancos, eles também oferecem os mesmos nutrientes ou mais que os de cor.

Alguns vegetais brancos contêm fartas porções de nutrientes dos quais muitas pessoas carecem, como fibras, potássio e magnésio.

1.Couve-flor
O legume contém compostos de enxofre, que estão associados ao combate do câncer, fortalecimento do tecido ósseo e manutenção de vasos sanguíneos saudáveis. Outros alimentos que possuem estas propriedades são o brócolis, repolho e couve-de-bruxelas.

2.Cogumelo
Com pouquíssimas calorias, livre de gorduras, colesterol e glúten e pobre em sódio, o cogumelo oferece boas quantidades de selênio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina D. O alimento também é carnoso e promove a saciedade, auxiliando na perda de peso sem comprometer o sabor. Ainda, os cogumelos são uma fonte rica de umami, que é o quinto sabor básico depois do doce, salgado, amargo e azedo. De quebra, eles são saborosíssimos e incrementam qualquer prato.

3.Alho
Além de conferir um sabor extra às preparações, o alho foi associado ao combate da queda de cabelo, acne e gripes e resfriados. Isso porque suas propriedades antioxidantes fortalecem o sistema imunológico. Para obter o máximo de benefícios do ativo químico do alho – a alicina – exponha o alimento ao ar durante alguns minutos antes de cozinhá-lo.

4.Cebola
A substância anti-inflamatória presente nas cebolas – chamada quercetina – ajuda a aliviar o desconforto de artrites, além de ter sido associada ao risco mais baixo de câncer, doenças do coração e diabetes e sistema imunológico mais forte.

5.Batata
A batata branca oferece a mesma quantidade de fibras e maior concentração de potássio do que qualquer outro vegetal ou fruta comum. Uma batata média assada com casca possui cerca de 163 kcal, 941 mg de potássio e 3.6 g de fibra. O alimento também contém vitamina C, vitamina B6 e magnésio, além de uma pequena quantidade de proteína de alta qualidade.

Fonte: Bolsa de mulher (adaptado)

Nenhum comentário: