quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pilates para pessoas com sobrepeso

Muitos se perguntam, estou acima do peso, posso fazer Pilates? 

O Pilates envolve uma série de exercícios que proporcionam desenvolvimento do tônus muscular, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade, tudo isso sem impacto nas articulações. Alguns movimentos são realizados em equipamentos, que facilitam ou desafiam por conta da resistência oferecida pelas molas. Sendo um trabalho global, o Pilates trabalha o fortalecimento dos músculos profundos do CORE, contribuindo para a melhora da postura. O objetivo de trabalhar diferentes capacidades físicas faz com que essa técnica tenha diferentes adeptos, cada um com um objetivo específico. 

Clientes com sobrepeso encontram nesta técnica um modo eficiente para iniciar um programa de treinamento de modo gradativo, aliado com um acompanhamento nutricional. O fato das aulas terem como objetivo inicial o desenvolvimento da consciênciacorporal e o fortalecimento da musculatura profunda, faz com que outras atividades sejam incorporadas no cotidiano sem o risco de lesões, especialmente nas articulações. 

As aulas de Pilates não são aeróbias, mas é possível inserir diferentes estímulos para que haja um progresso, como o uso do TRX e os exercícios de saltos no bosu e reformer. 

O trabalho de grandes grupos musculares aliado ao trabalho de controle neuromuscular favoreceu a perda calórica e, com isso, o emagrecimento. As conquistas em relação a exercícios que necessitam de maior coordenação motora e equilíbrio, por exemplo, estimularam os alunos a fazerem outros exercícios e mudarem seu estilo de vida. Portanto, você que está acima do peso ideal, pode e deve fazer Pilates! 

Fonte: Revista Pilates (adaptado)

Nenhum comentário: