segunda-feira, 16 de junho de 2014

Reeducação Postural Global (RPG) no preparo físico de atletas

Os jogadores da seleção brasileira de futebol estão fazendo preparo físico com Reeducação Postural Global (RPG). Segundo Patrícia Poeta, no Jornal Nacional do dia 10, alguns jogadores que atuam na Europa solicitaram que fosse incluída a RPG no preparo físico. O argumento é que na Europa já se aplica normalmente a RPG no preparo dos atletas de alto nível.

Que necessitamos de uma postura adequada ao longo do dia, todos já sabem. Porém, a atenção deve ser redobrada na hora de fazer exercícios com carga. O posicionamento errado nas máquinas, o excesso de peso e repetições são responsáveis por cerca de 80% das lesões na academia, além de explicar boa parte das queixas de dor nas costas. Por isso, todo treino deve ser ajustado de acordo com a individualidade do aluno, respeitando seu corpo e limites.

Adotar algumas precauções também ajuda. Seja qual for o exercício, faça movimentos controlados, prestando atenção na organização postural e pensando no que está fazendo.

Com melhora da consciência corporal, o desempenho durante o exercício é maior e o fortalecimento muscular se torna mais eficaz.

Veja alguns exercícios que são os campeões quanto aos erros durante a realização e qual a maneira mais adequada de realiza-los:

· Bicicleta ergométrica: um grande erro é não ajustar o banco da bicicleta. Este deve estar de tal forma que os joelhos não estendam e nem flexionem excessivamente durante o exercício e a coluna deve permanecer ereta enquanto os braços estiverem apoiados.

· Esteira: sempre realizar toda a passada, apoiando, primeiramente o calcanhar e só depois a ponta dos pés. Dessa maneira, é possível evitar grandes impactos que podem causar complicações para as articulações dos joelhos, tornozelos e também para a lombar.

· Exercícios com peso: é muito importante flexionar os joelhos para distribuir a carga para outras regiões do corpo. Se o joelho fica estendido, tenciona muito a região da lombar, o quadril e os joelhos.

· Leg Press: a coluna deve permanecer completamente apoiada no encosto. Bem como, os pés devem estar totalmente apoiados na plataforma e alinhados com o joelho e quadril. Evite esticar as pernas completamente na volta do movimento, evitando, assim, sobrecarga nos joelhos. 

· Pull Over: ao puxar a barra, coloque-a sempre à frente do corpo e nunca atrás, para evitar prejuízos à coluna cervical e às articulações.

· Agachamento: os erros mais comuns desse exercício são deixar os joelhos passarem a linha da ponta dos pés, voltar a ponta dos pés e os joelhos para fora e projetar os quadris para frente. A execução correta: pés paralelos, abertos na largura dos quadris. Tente descer até seus joelhos formarem um ângulo de 90 graus, coxas paralelas ao chão. Os joelhos nunca devem ultrapassar a linha da ponta dos pés. Mantenha os pés firmes no chão, o abdômen contraído e a coluna ereta, não encurvadas.

· Cadeira flexora e extensora de joelhos: a coluna deve estar bem apoiada no encosto e os pés na plataforma. As mãos devem ficar paralelas ao corpo segurando as manoplas. Ajuste a alavanca para que ela fique acima dos joelhos e evite que as coxas subam durante a flexão. Na extensão, garanta que os pés estejam paralelos e apontando para frente o tempo todo.

· Abdominal: Tenha cuidado para manter o pescoço relaxado durante o exercício. É importante manter o abdômen contraído para não machucar a coluna e garantir o fortalecimento desta região.

· Supino reto: Atenção com esse exercício, pois mal realizado, pode prejudicar não apenas a coluna, mas também os ombros. Ao deitar-se, verifique se seu olhar está logo abaixo da barra e, na hora de trazê-la junto ao corpo, faça isso na linha da clavícula. Os cotovelos devem ser mantidos na linha do ombro, dessa forma, a musculatura é trabalhada com maior eficácia. Lembre-se de manter o abdômen contraído e os punhos neutros – sem flexioná-los para frente ou para trás.

Manter uma boa postura durante o exercício proporciona maior eficácia e previne lesões. Porém, caso tenha dificuldades, procure um fisioterapeuta especialista em RPG para melhorar o controle postural. Assim, melhorará a qualidade das suas atividades globalmente.

Fonte: www.rpgsouchard.com.br (adaptado)

Nenhum comentário: