quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Sorrir fortalece o sistema imunológico e previne doenças

Dar boas gargalhadas ou simplesmente sorrir traz uma sensação prazerosa que todo mundo conhece, mas, além disso, esse simples gesto pode ser um grande aliado da sua saúde. Fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças, equilibrar o organismo, acabar com estresse e eliminar as rugas são apenas alguns dos benefícios de sorrir.

De acordo com o dentista Alessandro Silva, ao sorrir, o cérebro é induzido a produzir e liberar mais endorfina, neurotransmissor relacionado às sensações de prazer e bem-estar, além de ser um potente analgésico natural.

O senso de humor e o sorriso espontâneo estão relacionados a melhor qualidade de vida e percepção de bem-estar, além de favorecer o enfrentamento de adversidades e frustrações.

O sorriso, segundo o especialista, aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de provocar a vasodilatação das artérias, fazendo com que haja maior fluxo de sangue para todo o organismo.

Além do coração, o sistema respiratório também é beneficiado. Durante a risada, os pulmões passam por uma hiperventilação, o que eleva a concentração de oxigênio na circulação sanguínea e resulta em melhor distribuição de oxigênio aos tecidos.

Aliado a todos esses benefícios, Silva ainda acrescenta que a produção de células NK ? responsáveis pela defesa do nosso organismo ? aumenta ao sorrir, ocasionando uma proteção extra ao nosso corpo.

Fonte: Portal Fisioterapia

Nenhum comentário: