terça-feira, 16 de setembro de 2014

Uso de bandagem terapêutica no Pilates

Hoje em dia tem se ouvido falar muito no uso da bandagem elástica, principalmente no meio esportivo.

Os atletas procuram sempre inovações para melhorar o desempenho, a saúde e o bem estar durante os treinos e provas. Um exemplo disso é o sucesso da bandagem terapêutica adesiva, mais conhecida como kinésio taping, que auxilia a reabilitação física, agindo nas áreas neurológica, ortopédica e muscular dos praticantes de esportes.

Mas, você sabia que a bandagem também pode ajudar no desempenho durante as aulas de Pilates?

Entenda o funcionamento da bandagem:

Para compreender a neurofisiologia da bandagem, é necessário entender o que acontece com o tecido. Cada tecido, quando sujeito a uma carga, sofrerá uma alteração ou deformação como resultado.

Quando a carga é muito grande e/ou aplicada de forma muito rápida e/ou prolongada, ocorrerá uma sobrecarga, assim como na figura abaixo.
bandagem


Através de estímulos na pele, o uso das bandagens auxiliam, entre outras coisas, na diminuição da sobrecarga no tecido.

Outro efeito muito importante da bandagem é a correção da biomecânica articular, favorecendo assim a correta ativação muscular durante a prática do exercício.

As bandagens são mais um dos recursos terapêuticos que podem ser utilizados no Método Pilates, que dependendo da necessidade de cada praticante, podem ser aplicadas antes ou depois de cada sessão, melhorando assim a eficácia do exercício.

Fonte: Revista Pilates (adaptado)

Nenhum comentário: