Nenhuma outra parte do corpo humano é tão sobrecarregada quanto as costas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 80% da população mundial terá pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida e, a grande maioria, não faz exercícios físicos. A inatividade pode agravar a dor nas costas, pois provoca o enfraquecimento e a contratura dos músculos.
Para se manter saudável, a coluna precisa de exercícios de alongamento e de fortalecimento. O método Pilates possui técnicas apropriadas que auxiliam no alívio das dores, através de um eficaz fortalecimento de musculaturas profundas e certeiras na reeducação postural, como os multífedos, que atuam como estabilizadores da coluna.
Ou seja, são esses músculos que, quando saudáveis, mantém a coluna posicionada no lugar certo, sem desvios. Os músculos paravertebrais também são trabalhados no Pilates, auxiliando na manutenção da coluna ereta. Já o músculo quadrado lombar auxilia na extensão de tronco (quando inclinamos o tronco para trás) e também na rotação de tronco.
Por último, o Pilates também trabalha o trapézio, músculo responsável pelos movimentos de ombro, cabeça e diafragma, músculo da respiração.
Abaixo segue dicas de exercícios dadas pela fisioterapeuta Marjorie Filellini (Crefito-3: 160760-F):
Exercícios no Mat
‘’É indicado fazer flexão de braços, prancha lateral, pranchinha frontal também, chute com uma perna, chute com duas pernas, etc’’.
Exercícios nos aparelhos
‘’No Reformer, toda a série de costas, preparação para remada, avião, as estrelas, exercícios de invertida no Cadillac, puxada de barra, tudo que trabalha a escápula ao mesmo tempo’’, explica.
Enfim, existe uma infinidade de exercícios para está região do corpo, tenha saúde, faça Pilates!
Fonte: Revista Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário