sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Pilates e acupuntura para combater a dor nas costas

Você que sofre de dor nas costas e já fez de tudo para melhorar, trocou colchão, travesseiro, cadeira do trabalho, mas ainda continua sofrendo, que tal praticar Pilates e fazer sessões de acupuntura para eliminar o problema?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população ainda vai ter dores nas costas em alguma fase da vida, um incômodo que compromete a qualidade de vida em vários aspectos, do físico, passando pelo emocional até o social. De acordo com os médicos, a degeneração da coluna ocorre a partir dos 25 anos de idade.As dores na região posterior do corpo podem ser classificadas em primárias, quando são originárias da própria coluna, como hérnias, infecções, fraturas, degenerações dos discos, tuberculose óssea ou tumores, ou secundárias, quando são desencadeadas por problemas em outros órgãos, como infecções pulmonares.

A mais comum é a lombalgia, um tipo de dor localizada na região inferior da coluna (da última costela até o começo dos glúteos), mas qualquer sinal de dores nas costas merece atenção. Há duas situações em especial em que o médico deve ser procurado rapidamente: quando ela vem acompanhada dos chamados sinais de alerta, como febre ou perda de peso. Ela pode indicar desde má-formação congênita, osteoporose e tumores até hérnia de disco, cálculos renais e distúrbios neurológicos.

Relaxantes musculares não devem ser usados por mais de 30 dias, porque manter a musculatura ao redor da coluna artificialmente relaxada causa o efeito contrário, desestabilizando essa estrutura.

A grande maioria das pessoas que sofrem de dores nas costas tem posturas incorretas. São indivíduos que provavelmente não se sentam nem se levantam corretamente, não usam o colchão adequado ao seu volume corporal, dobram a coluna e não os joelhos para levantar os objetos.

Por isso, é muito importante conhecer a forma certa de realizar os movimentos, principalmente aqueles que envolvem peso além do próprio corpo. Nunca carregue nada que tenha mais de 10% do seu peso corporal. Se for necessário levantar alguma coisa, evite fazer isso sem flexionar os joelhos.

Algumas dicas para melhorar as dores nas costas:

  • Fortaleça os músculos da coluna com exercícios de RPG e/ou Pilates, sob orientação de um Fisioterapeuta;
  • Evite estresse, cigarro e ficar muitas horas na mesma posição;
  • Informe-se sobre o melhor colchão e travesseiro para você;
  • Faça massagem relaxante para aliviar as dores com um profissional capacitado.
  • Acupuntura para aliviar as dores nas costas pode ser uma opção. Converse sobre isso com seu médico.
Pilates:

Os exercícios do método Pilates são, na sua maioria, executados na posição deitada, havendo diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar. Trabalho o fortalecimento dos músculos abdominais que ajudam a estabilizar e proteger a coluna, aliviando as dores nas costas.

Entenda o que é Acupuntura:

Prática tradicional chinesa, usada há milhares de anos de forma terapêutica, ela foi reconhecida em 1995 no Brasil como especialidade médica. Por essa técnica, são introduzidas agulhas em pontos específicos do corpo de forma a aliviar dores e tensões como as que se sentem nas costas.

Esse método atua nas áreas que concentram terminações nervosas, ou seja, pontos altamente sensíveis. A acupuntura também é usada contra ansiedade e outras doenças.

Dor nas costas, para a medicina oriental, significa que há uma grande concentração de energia naquele local. Ou, no extremo oposto, falta de energia. Por isto, durante a aplicação da acupuntura, o que acontece é um equilíbrio.

A energia à qual a medicina oriental se refere é a fluidez do sangue, da linfa, que, parada, pode provocar pontos de inflamação. Já na explicação ocidental, ao pressionar certos pontos do corpo, ele produz uma substância chamada endorfina, que gera relaxamento e faz com que as inflamações diminuam. Daí o valor de analgesia de uma sessão de acupuntura. Essa terapia é indicada para diferentes casos: de lombalgia simples até hérnia de disco. São necessárias de uma a cinco sessões para o alívio de dores agudas. Para processos crônicos, o mínimo são dez sessões.

Contraindicações

As grávidas não podem receber acupuntura em determinados pontos e pessoas com distúrbios graves de coagulação não devem adotar a prática.

Faça o Pilates junto com a Acupuntura e fique sem dor e evite o uso prolongado de medicamentos.

Fonte: http://pilatesmaisaude.blogspot.com.br (adaptado)

Nenhum comentário: