sábado, 13 de dezembro de 2014

Kinesio Taping – Evidências científicas no uso em lesões musculares

A Kinesio Taping é uma técnica que utiliza bandagem elástica adesiva sobre a pele proporcionando um mecanismo de pressão/força. Essa técnica foi inventada por um quiropraxista, Dr. Kenzo Kase em 1970 no Japão, utilizada para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Por apresentar a propriedade elástica, após a aplicação promove uma tração constante na pele com força para cima, diferente de uma bandagem comum.

O tratamento

A Kinesio taping é uma técnica de reabilitação projetada com a finalidade de facilitar o processo de cura natural do corpo, através de apoio e estabilidade aos músculos e articulações, sem restringir por completo a amplitude de movimento. Esta técnica pode ser amplamente explorada nas diversas populações que vão desde a pediatria a geriatria, devido sua segurança. Apresenta excelentes resultados no tratamento de lesões dentro das áreas de ortopedia, neurologia e outras condições médicas. Essa bandagem é aplicada de acordo com as necessidades do paciente, após uma criteriosa avaliação, auxiliando ao retorno do equilíbrio corporal.

Mecanismos de correção:
  • Correção da função muscular, recrutando a musculatura debilitada
  • Melhorar a circulação sanguínea e linfática
  • Diminuir a dor
  • Reposicionar as articulações subluxadas, aliviando a tensão dos músculos anormais
  • Aumento da propriocepção através da excitação dos mecanorreceptores

Evidências científicas

Muitos estudos têm explorado essa técnica de reabilitação em lesões, luxações e dores de um modo geral. Esses estudos vêm comprovar a eficácia da técnica em sua utilização isolada ou conjunta com demais tratamentos fisioterapêuticos.

A Kinesio Taping é atualmente considerada pelos fisioterapeutas como um método de apoio à reabilitação e modulação de alguns processos fisiológicos.

Alguns autores afirmaram que a Kinesio Taping tem efeitos apenas em curto prazo, correspondendo ao período máximo de uma semana; outros, no entanto, comprovaram os efeitos positivos após duas semanas de aplicação. O que relatam relevante por se tratar de um efeito tardio sobre a dor, dado através da constante informação de correção articular e propriocepção, que podem melhorar o posicionamento articular durante as atividades, gerando melhor vantagem mecânica às articulações.

Além dos efeitos sobre a atividade muscular, a aplicação da Kinesio Taping pode, também, ter efeitos psicológicos. Segundo alguns autores, os voluntários também relataram maior segurança, conforto e facilidade na execução dos seus movimentos.

Conclusões

A Kinesio Taping é capaz, isoladamente ou em conjunto com outra intervenção, de facilitar ou inibir a função muscular, manter o posicionamento articular, reduzir a dor e fornecer feedback proprioceptivo para obter e manter alinhamento corporal. O aumento da entrada proprioceptiva pela estimulação sensorial, resultante da aplicação da Kinesio Taping, pode reforçar o controle postural e facilitar o seu retorno à atividade anterior.

Fonte: http://fisioterapiamanual.com.br/blog/artigos/kinesio-taping-lesoes-musculares/

Nenhum comentário: