quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Saiba quem são os profissionais legalmente habilitados para dar aulas de Pilates

Já abordamos em alguns outros textos informações referentes ao Pilates. Algumas informações que todos já conhecemos é o fato de que o Pilates se tornou uma prática largamente difundida devido ao grande número de benefícios que traz enquanto atividade física, que a demanda por locais onde se possa praticar o Pilates têm crescido em larga escala e que infelizmente, nem todos estes locais possuem qualificações técnicas específicas para a correta aplicação da prática.

Com isso, procuramos esclarecer alguns pontos que são primordiais para que você possa escolher de maneira consciente o melhor local para fazer seus exercícios e além disso, poder contar sempre com a ajuda e orientação de um profissional qualificado para lhe acompanhar nos exercícios de Pilates.

Segundo a Legislação Brasileira, para dar aulas de Pilates o Fisioterapeuta é o profissional competente para “realizar esta técnica, prescrevendo, induzindo o tratamento e avaliando o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e / ou mecanoterapêuticos.(sic)” A íntegra da Resolução do Coffito você confere aqui [http://www.crefito2.gov.br/noticias/noticias/crefito2/legislacao/resolucoes-coffito/resolucao-386%2C-de-08-de-junho-de-2011-108.html]

Portanto, além de vincular o fisioterapeuta ao controle ético e fiscalizatório do sistema Coffito / Crefito, para aplicar as técnicas de Pilates, o profissional deverá realizar o devido registro, bem como do seu consultório ou empresa para ser legalmente habilitado a realizar aulas de Pilates.

Infelizmente ainda falta muito para que a técnica seja tratada de maneira que sua divulgação não seja apenas a do apelo estético e comercial, pois o Pilates é muito mais do que isso. O Pilates é uma técnica séria, saudável, precisa e muito benéfica para cuidar tanto do estético quanto da saúde corporal e mental das pessoas.

Por isso mesmo é de extrema importância que você procure conhecer o quadro profissional dos locais que pretende realizar os exercícios de Pilates, verificar a quantidade de horas que os instrutores possuem bem como outras informações curriculares.

Lembre-se que sua saúde é que está em jogo, então não permita que outras informações como “promoções fora de série” te seduzam a praticar o Pilates em um lugar onde os outros parâmetros não atendem aos requisitos mínimos para exercer a prática (tais como grupos de no máximo 3 pessoas, instrutores capacitados, equipamentos em excelente estado, etc).

Nenhum comentário: