sábado, 21 de fevereiro de 2015

Você sabe o que é Sarcopenia?

A Sarcopenia (do Grego, "pobreza de carne") é a perda de massa e força na musculatura esquelética, é uma alteração fisiológica que acomete idosos, tem um quadro clínico de fragilidade onde se aumenta os índices de incapacidade funcional, e dependência física, caracterizada por múltiplos fatores.

Os exercícios resistidos é um método eficaz tanto na prevenção quanto tratamento da sarcopenia, é uma modalidade terapêutica que utiliza exercícios resistidos como meio de prevenção ou cura, exercendo um papel importante no aumento da massa e força muscular em idosos os mesmos apresentam resultados positivos, tanto nos aspectos físicos quanto emocionais dos idosos.

Estes exercícios, são caracterizados por realizações de contrações musculares contra alguma forma de resistência que pode ser oferecida por equipamentos de musculação, pesos livres, elástico ou pelo peso do corpo. A aquisição de exercícios resistidos é de suma importância para prevenir a sarcopenia, retardando as perdas decorrentes do envelhecimento, e promovendo menor impacto sobre a qualidade de vida dos idosos.

Fonte: MRfisioterapia

Nenhum comentário: