quarta-feira, 8 de abril de 2015

Mamão papaia: conheça seus benefícios

O mamão papaia oferece múltiplos benefícios para a manutenção da saúde e da beleza. Além de ser super acessível, pois é facilmente encontrado em supermercados, feiras e hortifrutis. O mamão é um fruto oriundo de países sul-americanos, contudo atualmente é cultivado em todo o mundo, em especial, em países de climas tropicais.

O mamão papaia é considerado como uma planta medicinal, devido as suas substâncias bioativas com propriedades terapêuticas naturais. Muitos estudos e pesquisas são realizados com a fruta, a fim de ampliar os conhecimentos já existentes sobre as ações fitoterápicas que o mamão exerce. Ele é um alimento amplamente nutritivo e abundante em vitaminas, tais como: vitamina A, vitamina C e vitamina E. Também é possível encontrar na composição do mamão papaia, proteínas, ácidos graxos e minerais (cálcio, ferro, potássio e outros).

Benefícios

Entre os principais benefícios que o mamão papaia oferece, se desatacam seus efeitos laxativos naturais, que melhoram a funcionalidade do intestino e combatem a prisão de ventre. Porém, essa deliciosa fruta promove outras benfeitorias para a saúde. Vejamos algumas:

- Reduz o colesterol: por ser uma fruta fértil em fibras, o mamão papaia é capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Na composição do mamão há determinadas enzimas que agem em prol da oxidação do colesterol, favorecendo a saúde cardiovascular.

- Preveni o câncer: como é um excelente antioxidante, devido ao seu alto teor de vitamina C – maior do que a laranja e o limão, o mamão fornece propriedades que são capazes de inibir a ação de substâncias cancerígenas. O mamão também atua como um forte cicatrizante.

- Ossos saudáveis: a vitamina C, presente em grande quantidade no mamão papaia, é vital para a hidroxilação do colágeno, uma proteína fundamental para a saúde dos ossos, pois fortalece e favorece o desenvolvimento saudável dos ossos, dentes e tendões, bem como exerce ações em prol dos vasos sanguíneos.

- Reforça a saúde da mulher: novamente devido a sua alta quantidade de vitamina C (ácido ascórbico), o mamão é uma ótima pedida para auxiliar no combate a doenças da vesícula biliar, em especial, nas mulheres, pois em um recente estudo norte-americano, realizado pela Universidade da Califórnia, foi evidenciado que, mulheres que possuem níveis baixos de vitamina C tendem a desenvolver problemas de vesícula.

- Melhora o aspecto da pele: o consumo do mamão papaia, aliado a uma alimentação saudável, garantem uma pele mais macia, hidrata, vistosa e bonita. Graças as suas propriedades, e a presença da vitamina A, o mamão atua como um agente antienvelhecimento, combatendo rugas e reduzindo espinhas, acnes, oleosidade e ressecamento da pele.

- Favorece o bom funcionamento do intestino: as sementes presentes no mamão papaia, agem contra bactérias intestinais. Além disto, o mamão ajuda a regular o funcionamento do intestino, devido sua grande quantidade de fibras que favorecem o processo de peristaltismo, que por sua vez, facilita a eliminação de resíduos (evacuação).

Fonte: http://dicassaudedamulher.com.br

Nenhum comentário: