O controle postural ou do equilíbrio é um elemento básico para execução das mais variadas atividades cotidianas. Alterações dos sistemas sensoriais (vestibular, visual e somato-sensitivo) e nos músculos-esqueléticos podem levar a diminuição do controle postural.
Utilizando-se dos mais variados acessórios como bolas, discos de equilíbrio, discos de rotação e faixas elásticas, o Pilates pode beneficiar o equilíbrio, trabalhando nos seus exercícios o fortalecimento muscular, a estimulação proprioceptiva, a flexibilidade e a estabilização postural que são alguns dos vários fatores para a perda do equilíbrio.
Evidências apontam que pessoas idosas caidoras – que sofrem queda com maior frequência - apresentam relevante diminuição de força muscular de membros inferiores, déficit proprioceptivo, e menor mobilidade, portanto menor equilíbrio postural; apontam ainda que treinamentos através de exercícios físicos podem e muito contribuir para reverter esse cenário.
Desta forma, infere-se que, sendo o Método Pilates uma forma de exercício físico que trabalha dentro de um treinamento visando o desempenho motor e sensorial, pode este ser mais um recurso benéfico na melhora do equilíbrio das pessoas idosas.
Fonte:http://portaldoenvelhecimento.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário