quinta-feira, 4 de junho de 2015

Canela – Conheça os benefícios desse alimento termogênico natural

Os alimentos termogênicos são aqueles que, devido a suas propriedades, conseguem acelerar o metabolismo do organismo e são considerados ótimos auxiliares nos processos de emagrecimento.

Isso porque o corpo precisa de maior quantidades de energia para realizar a digestão dos termogênicos e, em consequência, começa a queimar as gorduras armazenadas e os quilos da balança começam a cair.

Existem vários alimentos termogênicos conhecidos, e um deles é a canela.

A canela tem propriedades estimulantes, auxilia na boa digestão e é capaz de combater os gases intestinais. É utilizada não somente na alimentação, mas também em tratamentos da pele.

A canela ainda ajuda a prevenir o diabetes, auxiliando na manutenção dos bons níveis de açúcar no sangue. Ajuda a diminuir o colesterol, tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Como um alimento termogênico natural, a canela é muito eficiente, já que aumenta bastante o gasto calórico do organismo durante o processo de digestão.

Como tem propriedades anti-inflamatórias, tem sido útil para combater a obesidade.

Ela é comumente consumida em forma de pó ou paus de canela. A quantidade diária recomendada é de 1 colher de chá da canela em pó, podendo ser utilizada em chá, café, sucos, colocada sobre frutas, legumes e carnes, ou polvilhada sobre o mingau de aveia ou arroz doce. O gosto da canela é bem aceito pelas pessoas que a consomem, principalmente em dias mais frios.

Existem algumas contraindicações para o consumo da canela. Uma delas é o caso de mulheres grávidas, pois o produto pode causar contrações uterinas e o aborto em alguns casos. Bebês e lactentes também não podem consumir a canela.

Pessoas com quadros de hipertensão arterial também devem ter cuidado, já que alguns especialistas associam o uso da canela com o aumento da pressão sanguínea.

Portanto, para os casos acima ou para alguém que seja portador de alguma doença crônica, o médico deve sempre ser consultado antes de se começar a consumir o alimento.

Apesar de ser um termogênico natural, a canela deve ser consumida com moderação. O consumo em excesso do produto pode trazer distúrbios ao organismo, entre eles a irritação das mucosas e do intestino e o desencadeamento de processos alérgicos.

Já mencionamos que os termogênicos auxiliam no emagrecimento, mas sozinhos não conseguem produzir milagres. Devem ser utilizados em associação com uma alimentação equilibrada, acompanhada por um nutricionista, além de exercícios físicos como caminhadas e natação.

Como estamos com as temperaturas mais baixas, aproveite e inclua a canela em seu cardápio diário e beneficie-se com suas propriedades termogênicas!

Fonte: Dicas saúde da mulher

Nenhum comentário: