A gente costuma pensar que os primeiros sinais de tempo seco se manifestam na nossa pele, mas quem sofre antes é o nariz. Por isso, é importante manter as vias respiratórias hidratadas como forma de prevenção e alívio de doenças, principalmente nas crianças.
O nariz filtra as partículas poluentes e agentes externos, impedindo que entrem em contato com a parte interna do sistema respiratório. Durante o outono e o inverno as pessoas costumam ficar mais tempo em locais fechados com pouca circulação de ar, principalmente em escolas e creches. Como são muitas crianças respirando no mesmo ambiente, é comum que existam mais vírus e bactérias no local.
O uso do soro fisiológico possibilita a desobstrução e hidratação dessas vias respiratórias. Se essa limpeza não é feita, a secreção fica parada nas narinas e isso facilita a permanência e disseminação de vírus e bactérias, que podem ocasionar doenças respiratórias”, explica Felipe Monti Lora, pai de Marcelo e Gabriela e pediatra do Hospital Infantil do Sabará.
De acordo com o especialista, se as vias respiratórias estão entupidas, os cílios do nariz não conseguem filtrar a poeira que vem do ar, resultando em alergias e irritação. Além disso, o ressecamento da mucosa pode levar ao rompimento dos vasos sanguíneos. Isso faz com que o nariz sangre com mais facilidade.
O que usar
Monti Lora explica que existe uma diferença entre prevenção e tratamento. “Se a limpeza nasal está sendo realizada com objetivo de trazer mais conforto para a criança e evitar que ela tenha um ressecamento nasal, deve-se usar somente soro fisiológico”, alerta.
Existem alguns tipos de aplicadores, tipo spray, que podem ser utilizados em crianças e são mais práticos e fáceis de manusear.
Mas se a criança estiver em tratamento por alguma doença respiratória, o remédio deve ser indicado pelo pediatra.
Como lavar o nariz
A limpeza das vias respiratórias traz benefícios para as crianças, mas provavelmente você deve ter tido dificuldade quando tentou aplicar soro fisiológico no nariz do seu filho. Não é fácil mesmo!
“O melhor é colocar a criança em uma posição confortável e inclinar a cabeça para trás aproximando o conta-gotas das vias respiratórias, mas sem colocá-lo dentro do nariz para não machucar”, ensina o especialista.
Se for usar spray, basta aproximar o produto e espirrar uma ou duas vezes.
Fonte: Pais&Filhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário