terça-feira, 16 de junho de 2015

RPG e cefaleia tensional

As cefaleias se caracterizam, de forma geral, pela presença de sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face e são divididas em primárias e secundárias. As primárias, não têm uma causa subjacente e são causadas por distúrbios bioquímicos do próprio cérebro; já as secundárias, têm sua causa em problemas em qualquer região do corpo, como tumores cerebrais, aneurismas, problemas nos olhos, ouvido e garganta ou até mesmo um simples resfriado.

Apesar da grande prevalência no mundo contemporâneo, as dores de cabeça não são exclusivas dessa era. Podem ser encontrados documentos com descrições de cefaleia em sumérios e egípcios antes da era cristã. Aretaeus da Capadócia, no segundo século turco, escreveu que as pessoas que sofriam de cefaleia escondiam-se da luz e desejavam a morte (provavelmente, uma referência à crise enxaquecosa). Em meados do ano de 1985, um estudo baseado em pesquisa de grande escala, informou que a prevalência de cefaleia nos EUA era de 78% nas mulheres e 68% nos homens. Mais recentemente (2005), um estudo nacional realizado por Bolan e colaboradores, mostrou uma prevalência de 74,1% de cefaleia na amostra estudada.

Entre as cefaleias primárias mais comuns estão a cefaleia tensional e a enxaqueca. A cefaleia tensional, provavelmente a mais comum, atinge mais as mulheres entre 20 e 50 anos, podendo ser desencadeada por estresse ou cansaço e durar de algumas horas a dias. A dor é geralmente leve a moderada, não pulsátil, e não proíbe a rotina normal. Por outro lado, a enxaqueca se caracteriza por dor de moderada a grande intensidade, limitando a realização das atividades diárias. A dor é, normalmente, unilateral, pulsátil, com duração de 4 a 72 horas, acompanhada de náusea e/ou vômito e é agravada ao realizar atividades corriqueiras como subir escadas ou caminhar. Da mesma forma que a cefaléia tensional, atinge mais as mulheres entre 20 e 40 anos. Calcula-se que aproximadamente 16% das mulheres e 6% dos homens preencham os critérios clínicos para enxaqueca.
Normalmente as pessoas que sofrem com as cefaleias tensionais, as chamadas “dores de cabeça” nunca procuram tratamento médico e o mais normal acaba sendo a automedicação, ou seja, as pessoas tomam chá disso, chá daquilo, remédios, para as mais diferentes dores e acaba acontecendo o seguinte: as dores passam momentaneamente porém voltam depois de algumas horas, dias ou semanas, isto ocorre porque elas acabam “inibindo a atuação (atividade) do sistema nervoso central”mas esta inibição ocorre por curtos períodos e ao término destes as dores voltam e as vezes até com maior intensidade do que antes.

O grande problema é que as pessoas tratam apenas um dos sintomas e quase nunca tratam a causa, é por isso que estas pessoas sofrem de dores recorrentes, por meses e até anos ou vidas inteiras, mas para estas pessoas podemos colocar que a maioria (cerca de 90%) das “dores de cabeça” são de origem tensionais, e que para estas já existem tratamento fisioterapêuticos extremamente eficientes como a técnica de Reeducação Postural Global (RPG).

Com o uso desta técnica, podemos diminuir as tensões músculo articulares e alterar a biomecânica da região crânio encefálica e resolver definitivamente estes problemas que ocorrem com cerca de 1/3 da população brasileira.

Todos nós já ouvimos algumas vezes que depois que começou a treinar na academia estas dores de cabeça diminuíram, e também já ouvimos que as dores começaram logo após a mudança de meu emprego ou do inicio das aulas na academia, isto deve-se a problemas posturais e tensionais das novas atividades que podem ativar (aumentar) a tensão em alguns grupos musculares e gerar as crises de cefaléia.

Os principais grupos musculares atingidos e responsáveis pelas cefaleias são: esternocleitomastoideo, trapézio, esplênio do pescoço, esplênio da cabeça e também a coluna cervical superior caracterizada pelas vértebras C1 e C2. O profissional que atua com RPG atua nestes grupos musculares, alongando e fortalecendo estes grupos, com isso resolvendo em definitivo as crises de Cefaleia.

Fonte: RPG - Reeducação Postural Global (facebook)

Nenhum comentário: