Quase todo mundo já teve um incômodo na parte superior do abdômen ao praticar atividade física. Essa é a famosa dor no flanco, mais especificamente abaixo das costelas e acima da pelve (bacia), na parte lateral. É muito comum se deparar com esse desconforto durante um exercício aeróbico e quem já passou por isso sabe o quanto é desagradável. Pode afetar pessoas que são iniciantes no mundo esportivo, mas os mais experientes também podem ter os sintomas.
Esse desconforto é tão intenso que pode fazer com que alguém interrompa uma atividade física no meio do processo. Mas, obviamente, não é nem um pouco interessante conviver com isso. De acordo com o doutor Marcelo Aragão, fisiologista do exercício e médico do esporte, alguns fatores podem ser responsáveis para o descadeamento das dores. “A dor no flanco é proveniente da contração excessiva do músculo do diafragma, que pode ser em decorrência do acúmulo de ácido lático na região ou por uma desorganização do movimento respiratório durante a prática da corrida”, destaca.
As pessoas que são iniciantes na pratica esportiva sofrem mais com os desconfortos. Existem algumas medidas para que se evite a dor no flanco durante a atividade. Evitar refeições três horas antes do exercício físico, por exemplo, é uma das técnicas. O doutor Aragão ainda destaca outras dicas importantes: “Evitar dieta fermentativa, ingestão de bebidas gasosas, adequar o ritmo respiratório ao condicionamento aeróbico, realizar treinamento core (para o desenvolvimento da região abdominal e aumento da tolerância ao ácido lático)”.
Mas atenção: se você sentir as dores durante o exercício físico é preciso reduzir a intensidade. Se estiver correndo, pare e comece a caminhar. É muito importante ter sequencia na pratica de atividades físicas para uma ótima qualidade de saúde. A regularidade evita a dor no flanco, claro sempre acompanhado de uma alimentação correta. “Deve-se evitar ficar longos períodos de destreino para que não haja sintomas desconfortáveis”, alerta o médico.
Dicas do doutor Marcelo Aragão para evitar a dor no flanco:
- Manter treinamento regular.
- Realização de trabalho de fortalecimento Core.
- Manter dieta adequada no pré-treino, que evite o processo de digestão durante o exercício.
- Evitar refeições três horas antes do treinamento.
- Se você tem dores frequentes mesmo com todos os cuidados possíveis, procure um especialista. Nunca deixe de procurar ajuda médica caso tenha incômodos diários na região abdominal.
Fonte: www.suacorrida.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário