Poder pegar um objeto com as mãos, limpar uma vidraça, tomar banho, alimentar-se, verstir-se, abrir uma porta, enfim, é difícil imaginar como seria não conseguir executar qualquer um desses simples movimentos entre tantos outros. No dia a dia, passamos sem perceber a importância dos nossos membros superiores e de como a falta de atividade física irá prejudicar o seu funcionamento a curto e a longo prazo. Mesmo quando falamos em atividade, devemos pensar no melhor tipo ou modalidade que o ajudará a fortalecer e melhorar esses membros. Uma das opções hoje é o Pilates, que a cada dia tem sido incluído na sociedade brasileira.
Há alguns anos o método Pilates vem tendo destaque mundialmente, sendo uma técnica desenvolvida no século passado pelo alemão Joseph H. Pilates, de início voltado para bailarinos com o objetivo de reforçar a musculatura e dar mais flexibilidade ao corpo.
Em uma aula trabalhamos o sistema osteoneuromuscular de forma global obedecendo aos seis princípios do método. São eles:
* Respiração coordenada com os movimentos;
* Ativação do powerhouse antes da execução da prática;
* Domínio da musculatura solicitada;
* Percepção do movimento como um todo;
* Minimizar gastos de energia e
* Dar ritmo aos movimentos
É possível, também, enfatizar-se determinadas estruturas musculares durante os exercícios.
Os membros superiores têm fundamental importância não só pelos movimentos em que são utilizados, mas também para a manutenção da estabilidade corporal, já que a gravidade e os desafios posturais podem decompensar e afetar outros membros, deixando-os fracos, doloridos, ou em casos extremos até deformados. O pilates ajuda a fortalecer os músculos e a melhorar o alongamento através de exercícios que fazem uso da ação da gravidade e de acessórios.
Com a progressão dos treinos, é notável a evolução das pessoas em termos de melhora da postura, concentração e claro, dos objetivos alcançados. Com o tempo vem a diminuição das dores e uma maior facilidade de movimentar-se para as atividades diárias.
Fonte: www.corporisformapilates.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário