quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Fígado gorduroso - saiba o que é e como tratar

O fígado gorduroso é uma condição comum que afeta cerca de 25% da população. Ter uma determinada quantidade de gordura no fígado é normal; no entanto, quando ela corresponde a cerca de 5 - 10% do peso do órgão, pode se tratar de um caso de fígado gorduroso.

Existem dois tipos principais da doença:

Fígado gorduroso alcoólico, obviamente causado pela ingestão de álcool em excesso.
Fígado gorduroso não alcoólico, que pode surgir devido a algumas causas principais.
Embora esteja claro que o primeiro tipo seja provocado pelo consumo exagerado de álcool, os fatores que causam a segunda modalidade da doença não são totalmente esclarecidos. O que se sabe é que existem alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença:

- Ingestão de alguns medicamentos
- Hepatite viral
- Doenças autoimunes
- Diabetes tipo 2
- Obesidade
- Colesterol elevado
- Má nutrição
- Perda de peso drástica e rápida demais
Embora seja muito mais raro, também podem ocorrer casos de fígado gorduroso durante a gravidez.

Quais são os principais sintomas?
Inicialmente, o fígado gorduroso não costuma apresentar sintomas fáceis de detectar. Por esse motivo, muitas pessoas têm a doença e não se dão conta disso. Com o passar do tempo, os sintomas costumam se tornar mais claros e podem incluir:

- Sensação de fadiga e cansaço constante
- Dor na parte superior do abdômen
- Perda de peso
- Perda de apetite
- Fraqueza constante
- Náusea
- Confusão e dificuldade de concentração
Nos casos de fígado gorduroso alcoólico, os sintomas costumam ficar mais intensos após um dia de ingestão pesada de álcool.


Tratamento para o fígado gorduroso
Não existe um único tratamento padrão para esta condição, e sim uma mudança de hábitos que reduza os fatores de risco e faça o fígado voltar ao normal. Por exemplo, se o paciente for obeso, o médico irá sugerir uma rotina de exercícios regulares e uma alimentação saudável voltados para a perda de peso. No caso do fígado gorduroso alcoólico, a solução é parar de beber para tratar os sintomas e a condição.

Existem alguns conselhos que podem ajudar a prevenir e tratar a condição de forma natural:

- Reduzir a ingestão de farinhas refinadas, açúcares, gorduras e álcool
- Manter uma dieta balanceada priorizando o consumo de frutas e verduras
- Fazer atividade física com regularidade
- Reduzir a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos que costumamos tomar no dia a dia
- Se você estiver acima do peso, tente reduzi-lo com calma, sem tomar ações drásticas

Remédios naturais para o fígado gorduroso

Gengibre
É rico em antioxidantes e ajuda a reduzir o colesterol, sendo uma boa opção para tratar o fígado gorduroso. Você pode utilizá-lo como complemento em saladas, sopas, no arroz ou junto com os vegetais e legumes refogados. Se preferir, também pode ingeri-lo em forma de chá.

Alcachofra
Vale a pena incluir a alcachofra na dieta se você estiver sofrendo com o fígado gorduroso, pois ela possui ação diurética e oferece diversos benefícios para o organismo aportando pouquíssimas calorias. Além disso, ela ainda ajuda a regular os níveis de açúcar e de colesterol no sangue. Você pode consumi-la em molhos, sopas, saladas e também em forma de chá.

Cardo mariano
Esta planta com múltiplas propriedades poderia reduzir a gordura no fígado. Ela aumenta a regeneração hepática e permite diminuir a quantidade de gorduras acumuladas. Podemos consumi-la em forma de suplemento, encontrado em algumas lojas de produtos naturais, ou então fazer uma infusão com um punhado de folhas e água. Deixe no fogo durante 5 minutos, coe e beba. Se o sabor estiver muito amargo, você pode adoçar com um pouco de mel.

Dente de leão
O dente de leão é repleto de propriedades medicinais, pois é um excelente depurativo natural que permite limpar o fígado e melhorar a saúde hepática. Podemos ingeri-lo fazendo uma infusão.

Basta ferver 1 copo de água com um punhado de folhas e flores da planta durante 10 minutos. Em seguida, deixe repousar durante 5 minutos. Coe, adoce com mel e beba até três copos por dia.

Fonte: Melhor com saúde

Nenhum comentário: