terça-feira, 11 de agosto de 2015

Jeito errado de comer couve pode destruir sua tireoide e saúde

Queridinha de quem faz dieta ou quer apenas “fazer um detox”, a couve é rica em fibras e nutrientes que fazem muito bem para a saúde. Contudo, o jeito errado de comer esse vegetal pode acabar causando efeitos nada agradáveis no seu corpo. Não respeitar os limites de consumo pode provocar hipotireoidismo, além de prejudicar sua digestão. Ainda há a indícios de que o excesso de couve cause intoxicação alimentar.

Hipotireoidismo

O nutricionista Gabriel Cairo, especialista em fisiologia do emagrecimento, explica que a couve contém uma substância chamada pró-goitrina. No corpo humano, ela vira goitrina, essa, sim, capaz de diminuir a liberação de hormônios pela glândula tireoide. A couve também contém tiocianato, uma substância que compete com o iodo no corpo e diminui a absorção do mineral, importante para a saúde da glândula.

Quantidade recomendada

Cairo explica que casos de hipotireoidismo por consumo de couve são raros e mesmo pessoas que já tenham a doença dificilmente terão problemas se consumirem a couve moderadamente. A recomendação dele é comer até 5 folhas por dia, medida totalmente segura.

Já no caso da digestão, a recomendação é ingerir 25 gramas de fibra por dia. Mas, para garantir que esse nutriente flua bem pelo seu organismo, o indicado é beber aproximadamente 2 litros de água por dia - variando de acordo com o peso corporal, a prática de atividades físicas e outros fatores.

Para quem faz dieta o cuidado é ainda maior. “Quando se faz uma dieta, a tendência é que a quantidade de alimentos diminua. Sem consumir a mesma quantidade de água proveniente dos alimentos, é fundamental que se beba mais água”, explica Cairo.

Comer couve todo dia faz mal? 

Caso você coma quantidades moderadas de couve, provavelmente não terá problemas. No entanto, o nutricionista explica que você estará comendo todos os dias os mesmos nutrientes. “O ideal é intercalar o consumo da couve com repolho, alface, chicória, rúcula, catalônia e outros vegetais folhosos”, explica. Dessa maneira, você consumirá uma maior variedade de nutrientes.

Couve crua pode? 

A couve crua mantém ativas as substâncias que agem sobre a tireoide e, por isso, é preciso mais cuidado para não exagerar no consumo. O suco verde, que leva couve, merece ainda mais atenção. Isso porque na bebida você consome mais quantidades da folha e, portanto, mais pró-goitrina e tiocianato.

Fonte: Bolsademulher

Nenhum comentário: