segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Quais os sintomas da intolerância ao glúten?

O tenista sérvio Novak Djokovic, que venceu o torneio U.S. Open no último final de semana, diz que já passou muito mal em seus treinos e que uma mudança na alimentação foi fundamental para a sua carreira. Antes de ser considerado o número 1 do ranking mundial do tênis, em 2011, o atleta tinha problemas de saúde porque não processava direito alimentos com trigo, como pães e massas.

Em seu livro “Sirva Para Vencer – A Dieta Sem Glúten Para a Excelência Física e Mental”, lançado em fevereiro, o tenista conta que ao eliminar o glúten da dieta passou a se sentir melhor e teve dois ganhos em quadra: leveza e raciocínio mais rápido.

O glúten é uma proteína presente no trigo, na cevada, no centeio e alimentos derivados. A intolerância ao ingrediente, devido à dificuldade de o intestino processar o glúten, se caracteriza por dor e inchaço abdominal.

Pessoas com intolerância permanente ao glúten têm a doença celíaca e o único tratamento é uma dieta isenta da substância por toda vida. Caso o celíaco consuma algo com glúten, ele pode ter uma reação imunológica no intestino delgado, que provoca uma lesão na mucosa do intestino e impede a absorção dos nutrientes. Se não for bem controlada, a doença pode levar ao câncer de intestino.

Quais os sintomas?
Inchaço e dor abdominal, gases, diarreia crônica, emagrecimento e enxaqueca. Com o tempo, também há desnutrição, já que o intestino não absorve adequadamente nutrientes, e consequentemente problemas no desenvolvimento.

Como é diagnosticada?
A partir de uma suspeita clínica, são feitos exames sorológicos e uma endoscopia digestiva com biópsia na mucosa do intestino.

Com que idade pode se desenvolver?
Pessoas com intolerância ao glúten nascem com uma predisposição genética, mas a doença pode iniciar em qualquer fase da vida, desde a infância à terceira idade.

Como tratar?
O tratamento é eliminar completamente o glúten da dieta.

Quem não tem intolerância precisa cortar glúten?
Não. A dieta sem glúten virou moda, mas especialistas alertam que não é preciso cortar o ingrediente se você não tem intolerância a ele. Algumas pessoas eliminam o glúten da dieta porque acham que vão perder peso. Como isso significa cortar pães, bolos e bolachas, por exemplo, a pessoa pode até emagrecer, mas isso não significa que o glúten é o responsável.


Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário: