terça-feira, 27 de outubro de 2015

Saiba o que é tensegridade muscular e previna lesões

Termo que remete á física, a tensegridade ou integridade tensional é uma propriedade desta ciência que se aplica em materiais cujos componentes usam da tração e da compressão de forma a proporcionar - ­lhes estabilidade e resistência. Ou seja, o conceito de tensegridade é descrito como uma relação entre forças contrárias, sendo a tração uma força contínua e a compressão, descontínua.

Um balão cheio de ar, por exemplo, mesmo sendo fino e fraco, apresenta estabilidade, pois enquanto as moléculas de ar agem comprimindo as paredes do balão, estas agem em tensão, como contrapartida. Tal conceito pode ser aplicado aos seres humanos.

Tensegridade pode ser relacionada na interação entre músculos e ossos, onde os músculos atuam em uma tração contínua e os ossos atuam em uma compressão descontínua dando estabilidade estática e dinâmica às partes do corpo e ao movimento. Se a relação não for harmoniosa, algum tipo de lesão pode ser desenvolvida a longo ou curto prazo, com a presença de dores e alterações de postura.

Em outras palavras: o balão pode murchar ou estourar.


A desarmonia vem da prática dos hábitos repetitivos do dia ­a ­dia, de alguma sobrecarga em estruturas importantes do corpo como tendões e ligamento ou do próprio sedentarismo. Nesse sentido, praticar atividades físicas que favoreçam um correto posicionamento das estruturas ósseas durante o movimento se destacam como ideais.

Desde praticantes de esportes de altíssimo rendimento até sedentários, todos podem praticar qualquer modalidade de exercício de forma a harmonizar a relação músculos/ossos, tais como: musculação, aulas de ginástica, atividades aquáticas e esportes em geral, sempre com o auxílio de um profissional que conheça os conceitos básicos de cinesiologia, biomecânica e postura.

Tensegridade aplicado ao Pilates

O método Pilates tem como princípios base o alinhamento total do corpo e a execução controlada e fluida do movimento. Logo, é destaque na aplicação do conceito da tensegridade muscular, pois possibilita a movimentação dos músculos mais profundos que participam diretamente da estabilidade articular, de modo a tornar o movimento harmônico e eficaz.


Tanto o método Pilates quanto a teoria da tensegridade entendem que é necessário educar o movimento para que ocorra uma regular tração dos músculos e a compressão dos ossos, isto é, a melhora da conexão entre o sistema nervoso central e os músculos.

No Pilates, a concentração é ponto crucial na execução dos exercícios, pois é a mente que esculpe o corpo. Sendo assim, o aprendizado do movimento, a respiração e o direcionamento da atenção durante a aula são de suma importância e características fundamentais.

Quando corretamente aplicado, o método Pilates é capaz de tornar os movimentos mais seguros e precisos, seja no dia ­a ­dia, em alguma modalidade de exercício ou até mesmo no esporte, tornando cada prática ainda mais saudável e estável.

Desse modo, aliado ao conceito de tensegridade, o Pilates tem­ se firmado como importante agente na melhoria da qualidade de vida de quem o pratica. Afinal, o repertório de exercícios são vastos e sua metodologia traz resultados posturais, físicos e psicológicos logo na primeira sessão.

Fonte: http://revistapilates.com.br/; http://sites.uai.com.br/saudeplena/

Nenhum comentário: