segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Pilates e coordenação motora

Em uma explicação simples pode-se dizer que a coordenação motora é a capacidade do corpo humano de usar os músculos de uma forma mais eficiente para realizar certa atividade com o menor gasto energético possível.

Ela é responsável por todos os movimentos, sejam eles finos (escrever) ou específicos (chutar uma bola).

A perda da coordenação motora pode estar associada a alguma patologia, como Doença de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico e Doenças Neurodegenerativas ou simplesmente pode estar deficitária pela falta de estímulo, pois é necessário exercitar o cérebro para que os músculos se habituem a trabalhar em conjunto.

Quando ela não está devidamente afinada é difícil realizar mais de uma atividade por vez, como por exemplo, cantar e bater palmas ritmadas.

Os exercícios do Pilates ajudam a melhorar a coordenação, pois trabalham o corpo como um todo, melhorando a consciência corporal, através do uso das molas e de bolas, e também realizando exercícios unilaterais, bilaterais e alternados que exigem domínio, incentivando a coordenação.

Sempre iniciam-se por exercícios simples evoluindo para mais complexos, que combinam movimentos e integram diferentes partes do corpo.

Não treinar a coordenação motora pode ocasionar problemas na habilidade motora como falta de tempo de reação, diminuição da noção espacial e também dificuldades para realizar atividades do cotidiano.

Fonte: InstitutoRV

Nenhum comentário: